em

Ministério Público divulga número de mortes em confrontos com policiais militares e civis e guardas municipais no estado em 2020

A coordenação estadual do Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado (Gaeco)  divulgou ontem que 390 pessoas morreram em confrontos policiais em 2020 no Paraná. No ano anterior foram 307 mortes – o que representa houve um crescimento de 23,8%. Em Ponta Grossa, no ano passado foram 8 mortes e, no ranking das cidades com maior número de confrontos fatais, ocupa a sétima posição.

No primeiro semestre foram 184 mortes, sendo 183 em confrontos com policiais militares e uma com guarda municipal. No segundo semestre, foram 196 mortes no total, sendo 192 em confrontos com policiais militares e quatro em confronto com guarda municipal –  o aumento em relação ao primeiro semestre foi de 6,5% (12 mortes).

O controle estatístico das mortes em confrontos policiais pelo Gaeco faz parte de estratégia institucional de atuação do Ministério Público do Paraná com o objetivo de contribuir para diminuir a letalidade das abordagens conduzidas pela polícia. As iniciativas do MP com esse intuito são constantemente discutidas com representantes da Secretaria de Estado da Segurança Pública, da Polícia Civil e da Polícia Militar.

Mortes em confrontos com policiais (por semestre) – 2015 a 2020

Cidades com maior número de mortes em confrontos com policiais militares em 2020

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.