Menu
em

Londrina bate FC Cascavel nos pênaltis e é pentacampeão estadual

Foto: Ricardo Chicarelli/ Londrina EC

O Londrina, próximo adversário do Operário Ferroviário na Série B do Campeonato Brasileiro, se tornou na tarde de hoje (13) pentacampeão paranaense. Após empate de 1 a 1 no tempo normal, o Tubarão derrotou o FC Cascavel nos pênaltis por 6 a 5 e faturou na casa do adversário a taça da edição 2021.

O clube alviceleste havia vencido o Paranaense em 1962, 1981, 1992 e 2014. Já a Serpente, que fez a melhor campanha da primeira fase e não perdeu nenhuma partida no tempo regulamentar, almejava a primeira conquista estadual.

O campeonato como um todo sofreu com o anticlímax causado pela pandemia de covid-19. A estreia das equipes ocorreu em fevereiro. Três meses depois a competição deveria ter terminado. No entanto, o agravamento da doença nos meses de março e abril fez a Federação Paranaense de Futebol (FPF) adiar dezenas de partidas da primeira fase.

Jogos encavalados e duelos simultâneos com o Brasileirão não fizeram o torcedor desfrutar tanto do Estadual. Em condições normais o campeonato já é colocado como duvidoso, especialmente por aqueles clubes mais estruturados. Caso do Athletico, que – mesmo com time alternativo – alcançou as semifinais.

Diante das circunstâncias, restou à organização programar a decisão para duas tardes de quarta-feira. O alento nas duas partidas foi a volta do público aos estádios dentro dos protocolos determinados por cada município.

Na partida de volta, em Cascavel, 3.681 pessoas acompanharam o duelo no Estádio Olímpico Regional. Os torcedores da Serpente vibraram com o golaço de falta marcado por Willian Gomes nos minutos finais do primeiro. Mas os mesmos lamentaram o empate de Victor Daniel ainda na primeira metade da etapa complementar. Placar agregado da decisão: 2 a 2.

Penalidades

A decisão foi para os pênaltis. Willian Simões desperdiçou para o FC Cascavel, mas Salatiel errou para o Londrina. Nas cobranças alternadas, Carlinhos se tornou vilão ao parar na trave do goleiro Dalton. Coube ao zagueiro Augusto bater a última penalidade, balançar a rede e correr para o abraço. Vibração com o pentacampeonato alviceleste.

Futuro

O Londrina não se pode dar ao luxo de ficar comemorando. Neste sábado (16), a partir das 18h30, o Tubarão visita o Operário pela Série B. A partida válida pela 30ª rodada é considerada decisiva. Isso porque o time do norte está na zona de rebaixamento com 30 pontos, enquanto o Fantasma – que não vence há nove rodadas – tem apenas quatro pontos de vantagem. Londrina vem embalado ou de ressaca? A resposta vem no sábado.

Já o FC Cascavel, que fez uma temporada com somente duas derrotas, amargou o vice do estadual e a eliminação precoce na Série D do Brasileiro. Comandada por Tcheco, a Serpente só volta aos gramados no próximo ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile