em

Operário perde para o lanterna da Série B e se afunda em crise

Foto: Volmer Perez/GEB

O Brasil de Pelotas só havia vencido duas partidas na Série B do Campeonato Brasileiro, mas se encontrou com o Operário Ferroviário na tarde desta quarta-feira (6). Resultado? O time gaúcho garantiu o 1 a 0, conquistou a terceira vitória na competição e afundou o Fantasma em crise. O alvinegro não vence há nove partidas. Nem mesmo a estreia do técnico Ricardo Catalá em Pelotas foi capaz de reverter a situação.

Há cinco rodadas o Operário, que agora perdeu para o lanterna, não sai dos 34 pontos. Está na 13ª colocação. Mas, dependendo dos resultados do complemento da rodada, pode cair para 15°. A vantagem para o ‘Z4’ tem chance de diminuir para apenas um ponto.

O pior para o Fantasma é que na reta final ainda tem encontros com times que estão na parte de cima da classificação. Casos de Coritiba, Avaí, Botafogo, Goiás e CRB, que ocupam os cinco primeiros lugares.

O jogo

Antes da bola rolar, Ricardo Catalá teve um discurso padrão. “Nós temos procurado pensar jogo a jogo. Vamos tirar o foco do que aconteceu antes e vamos focar jogo a jogo”, disse o novo comandante do Operário na transmissão do Premiere. Porém, os jogadores parecem não ter esquecido do passado recente.

Sem mudanças drásticas, o time até pressionou o adversário nos primeiros minutos, mas logo na sequência sofreu um golaço. Gol daqueles que só equipes em má fase conseguem levar: Marcelo perdeu a bola no meio, Erison recebeu o passe, invadiu a área e disparou uma bomba sem chances para Thiago Braga.

O Operário não teve reação. A equipe só apresentou mais efetividade na etapa complementar, quando Ricardo Catalá começou a mexer nos homens de frente. Rodrigo Pimpão e Thomaz Santos foram escolhidos para as vagas de Rafael Oller e Alan.

Thomaz e Fábio Alemão passaram perto de marcar o tento de empate. O primeiro chutou pela linha de fundo, enquanto Alemão parou em grande defesa do goleiro Marcelo, destaque individual da partida.

O Operário voltou a finalizar mais de 20 vezes, mas novamente sem efetividade. Só três arremates terminaram na direção do gol.

Aos 40 minutos, o Brasil de Pelotas perdeu o volante Wesley, expulso em lance com checagem do VAR. A vantagem numérica não foi suficiente. Aos 47 minutos, a última subida do Fantasma terminou em chute de Felipe Garcia que parou nas mãos de Marcelo. Final de jogo: 1 a 0 para o Brasil, que ainda é lanterna da Série B com 19 pontos.

Repercussão

Quem falou pelo elenco alvinegro após a quinta derrota consecutiva foi o zagueiro e capitão Reniê. Ele comentou o senso de urgência que o Operário tem por resultados positivos.

“A realidade é que precisa reagir, pra ontem. Não tem mais o que posso dizer. Precisamos dar resposta o mais rápido possível. Tentamos fazer uma partida controlada, mas infelizmente saímos perdendo. Não conseguimos fazer o gol. Precisamos ver o que ajustar e voltar a vencer”, disse ao Premiere.

Próximo compromisso

O Operário tem dez dias para se dedicar aos treinamentos até a próxima rodada da Série B. O Fantasma volta a campo para um clássico com clima de decisão. A equipe alvinegra recebe o Londrina, no Germano Krüger, em Ponta Grossa.

O confronto paranaense que está agendado para o dia 16 de outubro (sábado), às 18h30, marca o encontro de dois clubes que estão envolvidos diretamente na luta contra o rebaixamento.

Ficha técnica

Brasil: Marcelo; Oliveira, Arthur Henrique, Ícaro (Alan Dias) e Paulinho; Wesley, Bruno Matias, Rildo (Patrick) e Netto (Gabriel Poveda); Erison (Vidal) e Caio Rangel (Gabriel Terra). Técnico: Jerson Testoni

Operário: Thiago Braga; Alex Silva, Fábio Alemão, Reniê e Djalma Silva; Leandro Vilela, Marcelo (Gustavo Coutinho) e Rafael Longuine (Pedro Ken); Alan (Thomaz Santos), Rafael Oller (Rodrigo Pimpão) e Paulo Sérgio (Felipe Garcia). Técnico: Ricardo Catalá

Gol: Erison (Brasil-RS) aos 11 minutos do 1° tempo.
Cartões amarelos: Rildo, Caio Rangel e Arthur (Brasil-RS); Thomaz Santos e Rodrigo Pimpão (Operário)
Cartão vermelho: Wesley (Brasil-RS)

Local: Estádio Bento Freitas, em Pelotas (RS)
Arbitragem: Ivan da Silva Guimarães Júnior (AM) auxiliado por Marcos Santos Vieira (AM) e Uesclei Regison Pereira dos Santos (AM) | VAR: Leone Carvalho Rocha (GO)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.