em

Justiça Eleitoral do Paraná renova parque de urnas eletrônicas

urnas eletrônicas novas
(Foto: Vilmar Chequeleiro)

Cerca de 40% das urnas eletrônicas que serão utilizadas nas Eleições 2022, no Paraná, serão do modelo mais recente UE 2020. A Justiça Eleitoral do Paraná já recebeu 1.900 desses novos equipamentos e, até julho, deve receber o restante das 12.221 previstas.

Os modelos mais antigos das urnas eletrônicas estão sendo descartados nesta segunda-feira (14), em Curitiba. São 3.328 equipamentos UE 2006 e UE 2008 que já não tinham sido utilizados nas últimas eleições. Para que o descarte aconteça de forma ecologicamente correta, as urnas são enviadas em um caminhão pela empresa vencedora da licitação do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Depois, 95% do material é totalmente reciclado.

Segurança

As novas urnas contam com mais recursos de segurança e acessibilidade. O processador é 18 vezes mais rápido e o teclado foi aprimorado. As teclas possuem duplo fator de contato, permitindo ao próprio teclado acusar erro – caso haja mau contato ou curto-circuito. Por utilizar uma bateria do tipo lítio ferro-fosfato, a urna não precisa de recarga, proporcionando um menor custo de conservação.

Novos equipamentos

Tribunal Superior Eleitoral (TSE) confirmou em dezembro a empresa Positivo Tecnologia venceu mais uma licitação para o fornecimento de urnas eletrônicas. Trata-se de um contrato de R$ 1,179 bilhão para a compra de até 176 mil equipamentos.

O valor supera os cerca de R$ 800 milhões por 180 mil urnas de uma licitação anterior, vencida pela Positivo em julho de 2020 – esses primeiros equipamentos encontram-se em produção e deverão ser utilizados já nas eleições gerais de 2022.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.