
A Itaipu Binacional anunciou nesta manhã de terça-feira (23), em Toledo (PR), o investimento de R$ 35 milhões para a construção do novo Hospital Bom Jesus, que atende a pacientes do SUS de 18 municípios da região. Trata-se de uma unidade de referência principalmente em traumatologia, neurocirurgia, pediatria, clínica médica, clínica cirúrgica e materno-infantil, que atende a uma população de mais de 400 mil pessoas.
Para o diretor-geral brasileiro da Itaipu, Enio Verri, o apoio ao projeto reafirma o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável e o bem-estar social das comunidades da área de atuação do programa Itaipu Mais que Energia, que compreende os 399 municípios do Paraná e outros 34 do Mato Grosso do Sul.
- Parceria com Itaipu garante 160 casas populares para Castro
- Prêmio Queijos do Paraná alavanca produção de lácteos estadual
- Tortas de Carambeí podem se tornar Patrimônio Cultural Imaterial do Paraná
“A Itaipu é fundamental para a infraestrutura energética do Brasil e do Paraguai. Mas a atuação socioambiental faz parte da missão da empresa. Com este investimento, assim como diversos outros projetos que estamos apoiando em outras regiões, a Itaipu deixa um legado duradouro em saúde pública e qualidade de vida para a população”, disse Verri durante o anúncio.
O aporte da empresa atende a um pedido da Associação Beneficente de Saúde do Oeste do Paraná (Hoesp) e faz parte de uma parceria que soma recursos do Governo do Brasil, da Secretaria Estadual de Saúde, da Fundação de Apoio à Unidade de Ensino de Cascavel (FIIS) e de doações, totalizando um investimento de R$ 112 milhões nesta etapa.
No mesmo ato, o prefeito de Toledo, Mário Costenaro, destacou que a prefeitura já vem atuando no local da nova sede do hospital. É de responsabilidade do munícipio obras viárias e de pavimentação, calçamento e drenagem. “Com esse esforço conjunto, vamos incrementar esse equipamento público que é o Hospital Bom Jesus, que tem grande importância no atendimento à população mais carente”, disse o prefeito.
A nova estrutura terá quase 20 mil m2 de área construída e contará, nesta primeira fase, com 270 leitos, dos quais 61 serão destinados à UTI. Sob a gestão da Diretoria de Coordenação da Itaipu, a obra tem um prazo estimado de 30 meses. O hospital será construído em uma área de 50 mil m2 doada pela Associação Paranaense de Cultura (APC/PUCPR). Em uma segunda fase, está prevista a ampliação para 500 leitos.
“Hoje, o hospital tem 215 leitos. Então, nesta fase inicial serão 55 novos leitos, mas com uma logística muito melhor. Teremos UTI pediátrica próxima à unidade pediátrica, a maternidade próxima à UTI neonatal. Enfim, uma estrutura muito bem pensada”, afirmou a superintendente da Hoesp, Zulnei Aparecida Bordin.
“Agora, nosso compromisso é ainda maior, pois esta conquista nos permitirá uma nova unidade, focada na humanização, na ampliação da estrutura e do conforto, com mais tecnologia de ponta para atendimento de alta complexidade e, acima de tudo, no atendimento ao SUS – que representa 80% dos nossos pacientes – com a mesma qualidade de um hospital particular”, completou o presidente da Hoesp, Cláudio Hayashi.
O evento contou com a participação da deputada federal Gleisi Hoffann; dos deputados federais Elton Welter e Dilceu Sperafico; do deputado estadual Arilson Chiorato; do chefe da 20ª Regional de Saúde de Toledo, Fernando Pedrotti; do presidente da Câmara de Vereadores de Toledo, Gabriel Baierle; entre outras autoridades.
Ainda em Toledo, o diretor Enio Verri visitou as obras da nova sede da Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae). Ali, as obras também são responsabilidade da Itaipu, que investiu R$ 8,5 milhões no projeto, que se somam a uma contrapartida de R$ 4,6 milhões da Apae. (Das assessorias)
