em

Irati tem projeto ‘Cidade do Idoso’

Projeto vem avançando desde fevereiro com autoridades. Foto: Divulgação/Irati

Na última semana, no Salão Nobre da Prefeitura Municipal de Irati, aconteceu reunião para explanação do Complexo da Cidade do Idoso, a ser implantado em Irati. Com a participação de secretários municipais, o prefeito Jorge Derbli, junto da sua vice, Ieda Waydzik, apresentou aquele que será um projeto de atenção à população idosa.

A ‘Cidade do Idoso’ será edificada no Centro de Tradições Willy Laars. O projeto propõe reunir um conjunto de obras e ações visando ao cuidado, à integração e ao envelhecimento ativo. A concepção é da deputada federal Leandre Dal Ponte e o anteprojeto do engenheiro civil Dagoberto Waydzik. A ideia dos governantes é estimular a integração das secretarias municipais desde a formatação do espaço até a manutenção das suas atividades.

A população estimada de Irati no ano de 2020, segundo o IBGE, era de 61.088 pessoas, das quais 14% são idosas. Isso representa mais de 8.500 idosos em Irati. Destes, 84% residem no perímetro urbano e 16% na área rural.

Já no contexto da AMCESPAR, também de acordo com o IBGE, a população nos 11 municípios da região é de 224.959 habitantes, onde cerca de 34 mil são idosos (um percentual de 15,11%). O projeto da Cidade do Idoso prevê contemplar todo este contingente.

Na breve reunião desta semana foram apresentados slides, dados técnicos da obra, concepção gráfica dos espaços e até um vídeo com vistas externas e internas das futuras instalações.

Pela explanação, neste complexo os idosos contarão com atividades físicas, atenção à saúde específica para a faixa etária, cozinha comunitária, letramento, aulas de informática, dança, música, além de integração social e cultural.

Atividades

A Cidade do Idoso consiste em uma instituição que atuará na área de assistência social para a terceira idade. Os usuários do complexo poderão contar com serviços de medicina, enfermagem, nutrição, serviço social, fisioterapia, terapia ocupacional e voluntariado.

Além disso, a proposta é manter atividades ao ar livre, recreativas, passeios, alfabetização, piscina para hidroginástica e calendário de comemorações festivas. O complexo vai dispor de biblioteca, sala de música, salão de jogos, campo de bocha, academia, jardim e capela para celebrações ecumênicas.

De acordo com a Prefeitura de Irati, serão otimizadas as edificações existentes no CT Willy Laars, com devida adequação e ampliações necessárias.

Projeto tem boa receptividade no Governo do Estado

No mês passado, o prefeito Derbli e a vice-prefeita Ieda, acompanhados pela deputada federal Leandre Dal Ponte, foram recebidos pelo governador Ratinho Júnior e apresentaram o projeto ‘Cidade do Idoso’. Segundo a administração pública municipal, o governador recebeu positivamente o projeto e garantiu apoio na execução e manutenção da obra que, além de ser a primeira neste conceito no Paraná, atenderá Irati e região.

O Complexo Cidade do Idoso de Irati será pioneiro ao apresentar soluções para o atendimento das demandas sociais. Isso projetando que o envelhecimento populacional e o aumento da longevidade são fatos mundiais.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.