em

Instituto Pegaí disponibiliza mais de 500 mil livros em 9 anos

Iniciado em 2013, iniciativa voluntária se dedica a coleta, restauração e distribuição de livros

Imagem: Divulgação

O Instituto Pegaí, de Ponta Grossa, divulgou seu Balanço Social de 2022. Até o final de 2022, no nono ano do projeto, foram disponibilizados mais de 500 mil livros em estantes do Paraná.

Segundo os dados, até o fim de 2022, foram 530.060 livros disponibilizados em 67 estantes, distribuídas nas 16 cidades paranaenses em que o projeto está presente: Arapoti, Campo Largo, Carambeí, Castro, Conselheiro Mairinck, Ibaiti, Ipiranga, Jaguariaíva, Palmeira, Pato Branco, Ponta Grossa, Quitandinha, Realeza, Reserva, São Mateus do Sul e Vera Cruz do Oeste.

Também em 2022 o Pegaí atingiu marca de 8.603 livros restaurados por meio da iniciativa do Hospital de Livros.

O projeto também disponibilizou 58.051 livros para famílias em vulnerabilidade social, por meio da iniciativa Alimentando Mentes. Até o último ano, essa iniciativa disponibilizou total de 105.101 para mais de sete mil famílias no Paraná.

Iniciativa voluntária

O Pegaí começou a funcionar em 2013 e, desde então, se dedica à missão de ‘aproximar livros sem leitores de leitores sem livros’. Trata-se de iniciativa sem fins lucrativos, não governamental, que em 2015 se formalizou como entidade jurídica: Instituto Pegaí Leitura Grátis. Em 2022, o projeto registrou mais de 10 mil horas de trabalho voluntário.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.