em

Imbaú: Lauzinho tenta o quarto mandato em 16 anos; três fazem oposição

Biriba (PSL), Dayane Sovinski (Republicanos), Lauzinho (PROS) e Macário (PT)

Terceiro menor município dos Campos Gerais, Imbaú tem quatro nomes à disposição da população neste domingo (15). O atual prefeito, Lauzinho (PROS), pode alcançar o quarto mandato em 16 anos. Contra ele estão Biriba (PSL), Dayane Sovinski (Republicanos) e Macario (PT).

Lauir de Oliveira, o ‘Lauzinho’, está com 70 anos. Nascido em Reserva, ele ocupa a função de empresário e comandou Imbaú entre 2005 e 2012, época em que era filiado ao PT. Quatro anos depois conseguiu retomar o poder pelo PROS. Em 2016, Lauzinho obteve 3.492 votos, o que representou 52,03% do eleitorado válido.

A curiosidade é que o vice da chapa atual é Alcino Mendes, que foi o principal adversário de Lauzinho na última eleição. Alcino nasceu em Ortigueira e tem 61 anos. A candidatura da dupla é composta por PROS e PSD, formando a coligação ‘Imbaú: cidade de todos’.

Um dos concorrentes que pretende fazer frente ao atual prefeito é Luiz Carlos Vieira Prestes, o ‘Biriba’. Filiado atualmente ao PSL, Biriba conquistou 616 votos (8,91%) em 2016 para a Câmara Municipal, sendo o vereador mais votado de Imbaú. Há oito anos no Legislativo, ele tenta de forma inédita a Prefeitura.

Biriba nasceu em Reserva, tem 54 anos e está em coligação com o Podemos. A chapa leva o nome de ‘Juntos pela renovação de Imbaú’. O vice escolhido é Preto Bida, de 44 anos. O militar reformado foi vereador entre 2013 e 2016, mas não conseguiu a reeleição há quatro anos.

Outra força que aparece em Imbaú é Dayane Sovinski, do Republicanos. Ela está na maior chapa do município, contando com apoio de PP e PSB. A coligação se chama ‘Um novo tempo, uma nova história, um novo Imbaú irá nascer’.

Nascida em Telêmaco Borba, Dayane é empresária, tem 37 anos de idade e, de acordo com o sistema do TSE, nunca se candidatou em eleições recentes. O vice selecionado é Davi José Antunes Teixeira, o ‘Davi da Charqueada’. Atualmente, ele ocupa uma das cadeiras da Câmara Municipal. Davi tem 50 anos e também é empresário.

A esquerda em Imbaú é representada por Macário Umbelino da Silva, de 48 anos, filiado ao Partido dos Trabalhadores (PT). O agricultor nasceu a 3 mil quilômetros da cidade que pretende representar, mais precisamente em Recife (PE). O TSE não registra candidaturas recentes de Macário.

O vice é Antônio Carlos Antunes de Andrade, que carrega um nome de urna curioso: ‘Tonho Brabo’. O comerciante nasceu em Reserva e tem 50 anos de idade.

Veja aqui todos os candidatos a vereador de Imbaú.

Imbaú

Candidatos à Prefeitura: 4
Candidatos à Câmara: 69
Número de vereadores: 9
População: 13.282
Eleitores: 8.083

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.