em

Gustavo Ribas: novo presidente do Núcleo Rural fala dos desafios

O Núcleo Sindical Rural dos Campos Gerais irá empossar, no próximo dia 7 de novembro, sua nova diretoria. O presidente do Sindicato Rural de Ponta Grossa, Gustavo Ribas Netto assumirá a presidência do núcleo no lugar de Guilherme Jonker. A cerimônia está marcada para as 8 horas, no Centro de Treinamento e Capacitação do Produtor Rural (Centro Agropecuário Municipal). O evento será acompanhado pelo presidente da Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Ágide Meneguette e dos presidentes dos Sindicatos Rurais de 16 municípios regionais.

Para Gustavo Ribas, o núcleo tem muitos desafios, “afinal no núcleo é que concentramos todas as demandas da região e cabe ao núcleo dar um bom andamento para nosso desenvolvimento”, diz.

Na oportunidade da posse, o setor rural discutirá sobre alguns assuntos que preocupam a classe como o Cadastro Ambiental Rural (CAR). Confira a entrevista.

DIÁRIO – Qual o trabalho que o Núcleo Sindical realiza nos Campos Gerais?

GUSTAVO – Discute e busca soluções a problemas regionais como agroindústria, infraestrutura, logística, energia, apoio à produção, comercialização e organização do produtor. Aprimora a ação dos sindicatos rurais e integra-os nas decisões e implementações das soluções, também discutir, propor e implementar políticas de desenvolvimento no agronegócio. O núcleo trocar experiências entre os sindicatos rurais, informando os dirigentes sobre assuntos de interesse sindical e do agronegócio. Ainda assessorar a diretoria da Faep como órgão consultivo e indica representantes para integrar as comissões técnicas. O núcleo divulga a existência e a ação dos sindicatos rurais na sociedade e principalmente no meio rural, em prol da agricultura.

DIÁRIO – Quantos municípios são representados pelo Núcleo Sindical?

GUSTAVO – Quinze sindicatos: Arapoti, Carambeí, Castro, Imbituva, Ipiranga, Ivaí, Jaguariaíva, Ortigueira, Palmeira, Piraí do Sul, Ponta Grossa, Reserva, Teixeira Soares, Telêmaco Borba e Tibagi.

DIÁRIO – Esta será a primeira vez que você será presidente do Núcleo Sindical?

GUSTAVO – Sim, na gestão anterior estava como secretário.

DIÁRIO – O que representa para você esta indicação para ser presidente? Tem ligação com o trabalho realizado pelo Sindicato Rural de Ponta Grossa?

GUSTAVO – Representa um reconhecimento dos sindicatos parceiros de nossa região e isso me deixa muito lisonjeado. Eu acredito que o trabalho no Sindicato de Ponta Grossa influenciou nessa indicação. É um indicativo que um bom trabalho está sendo desenvolvido por nossa diretoria.

DIÁRIO – O Núcleo Sindical tem algum desafio pela frente? Qual?

GUSTAVO – Muitos desafios. Afinal no núcleo é que concentramos todas as demandas da região e cabe ao Núcleo dar um bom andamento para nosso desenvolvimento. Temos ações na área de segurança, no seguro rural, na política de preços mínimos, política de proteção a produção nacional, infraestrutura, logística e pagamento por serviços ambientais. O núcleo quer a aproximação do rural com o urbano, integração extremamente necessária para um bom desenvolvimento de nossa região. Mostrar e divulgar o trabalho que desenvolvemos e como podemos avançar ainda mais em conjunto.

DIÁRIO – Haverá uma palestra no dia da posse sobre? Que assuntos são estes?

GUSTAVO – Sim. Cadastro Ambiental Rural, pagamentos por serviços ambientais e Programa de Regularização Ambiental, assuntos de interesse geral do setor.

 

Gustavo será empossado presidente do Núcleo Sindical Rural dos Campos Gerais

Foto: Arquivo

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.