em

Fundação ABC lança Plataforma Sigma na Semana de Inovação

A Fundação ABC, entidade de pesquisa das cooperativas Frísia, Castrolanda e Capal, realizou o lançamento da Plataforma Sigma ABC aos cooperados e equipe técnica da Castrolanda no início da tarde desta quarta-feira, 14 de agosto, no Pavilhão da Inovação no Agroleite.

Quem apresentou a plataforma foi Rodrigo Yoiti Tsukahara, que é pesquisador da Fundação ABC em Agrometeorologia. Tsukahara afirmou que o contexto do Sigma está relacionado às fazendas inteligentes e a busca por soluções para o agricultor associado. O pesquisador lembrou que a tecnologia, a inteligência artificial e ferramentas computacionais não são o fim, mas sim o meio através do qual o produtor extrai as informações para conquistar vantagens em relação a sua produção.

O trabalho de construção da plataforma, que iniciou em outubro de 2018 e contou com a participação de alguns usuários durante os testes, tem como resultado final 28 módulos funcionais que detém a inteligência do negócio. “A princípio 16 módulos estão disponíveis aos cooperados da Castrolanda a partir de amanhã”, relatou. Alguns deles são: planejamento de safra, previsão do tempo, índices de vegetação, manjeo integrado de pragas, avaliações de campo compartilhados.

O coordenador de Estratégia e Inovação da Castrolanda, Jonathan Mendes, lembra aos visitantes do Agroleite 2019 que a Fundação ABC conta com stand dentro do Pavilhão da Inovação para demonstração do Sigma. “O cooperado pode chegar ali, ver a sua propriedade e as informações que eles já têm na base de dados”, menciona.

Outras duas atividades que iniciaram no Pavilhão no dia de hoje e terminam apenas na sexta-feira, dia 16, são a Battle Of Innovation e o Hackathon. A Battle Of Innovation é uma batalha que acontece entre startups. Na primeira seletiva, ou primeiro round como é chamado, 17 startups tiveram quatro minutos para defender suas soluções, produtos ou serviços a uma banca investidores, cooperados e empresários. Em cada round o número de startups diminui, até chegar às três equipes vencedoras.

O diretor da Castrolanda, Peter Greidanus, um dos membros da banca de avaliação do round I, conta que essa foi sua segunda experiência em banca de avaliação de startups e que a experiência é muito valiosa. “Vejo que alguns grupos apresentam bom potencial para se colocar no mercado. É muito interessante o fato de tantas pessoas estarem se envolvendo com essa onda de digitalização. As novas tecnologias são uma forte tendência na agropecuária”, considera.

Já no Hackathon estão competindo 13 equipes. Elas devem desenvolver até o fim da semana soluções e modelos de negócios que auxiliem a Castrolanda na resolução de problemas identificados em sua cadeia de grãos. “Equipe do Agrícola da Castrolanda levantou as dificuldades e desafios que temos nesse processo e os grupos estão trabalhando para propor soluções com a ajuda de mentorias de pessoas ligadas ao segmento”, explica Jonathan Mendes.

Toda a programação pode ser encontrada no site da Castrolanda, o www.castrolanda.coop.br, e nas redes sociais @inovacaocastrolanda.

Serviço: O Agroleite 2019 acontece entre os dias 13 a 17 de agosto na Cidade do Leite e Parque de Exposições Dario Macedo, localizado no KM 198 da PR 340 (Estrada de Castro), em Castro, no Paraná. O expediente dos expositores será das 8h às 18 horas e os portões da Cidade do Leite fecham às 20 horas. A entrada é gratuita.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.