em

Estado pré-agenda competições, mas pandemia causa incerteza

Foto: Arquivo

A Superintendência Estadual do Esporte divulgou o Calendário Oficial de Jogos para 2021. De acordo com o cronograma estabelecido, de abril a dezembro 36 competições estão pré-agendadas. Entre elas estão eventos tradicionais como os Jogos Escolares do Paraná, os Jogos da Juventude e os Jogos Abertos do Paraná. Todos eles não ocorreram em 2020 por conta da pandemia de covid-19.

Apesar do agendamento prévio, as autoridades não asseguram o cumprimento integral do calendário. O superintende do Esporte, Hélio Wirbiski, afirma que a execução das atividades vai depender do momento epidemiológico da covid-19 ao longo do ano. Além disso, o estado precisa da confirmação das prefeituras que serão sede e de adequações e respeito aos protocolos das secretarias municipais e estadual.

Mesmo diante de indefinições, Wirbiski relata que o intuito é tornar os eventos esportivos mais amplos no alcance. “Além do retorno de disputas com grande tradição no Paraná, caso dos Jogos Escolares e Abertos, já executados há mais de seis décadas, novos atrativos foram pensados para fomentar mais a retomada do esporte paranaense, movimentando também todo o setor turístico e econômico”, diz.

Nesse sentido, o setor responsável pelo esporte estadual construiu uma parceria com a Confederação do Desporto Escolar (CBDE), que leva a Foz do Iguaçu os campeonatos Brasileiro e Mundial de Voleibol Escolar. Eles estão agendados para os meses de junho e setembro, respectivamente.

Já em relação ao quadro próprio de torneios, a Superintendência vai promover em 2021 os tradicionais: Escolares, Bom de Bola, Juventude, Abertos, Paradesportivos e Universitários. Há também no cronograma os novos: Jogos Abertos de Combate, que acontecem em Londrina e são dedicados às artes marciais, e os Jogos Abertos Máster, ainda com sede a ser definida.

“Essas novas competições atendem às premissas da política de esportes, criando programas que abrangem diferentes faixas etárias e características da população, e também permite dar vasão a modalidades que têm crescido muito, caso dos esportes de luta”, comenta o diretor de Esporte, Cristiano d’El Rei.

Ganham espaço no calendário também os Jogos de Aventura e Natureza. Eles terão seis etapas, tendo como novidades as programadas para Curitiba e Região Metropolitana, a que acontecerá nos Corredores das Águas (Guarapuava e entorno – a 160 quilômetros de Ponta Grossa) e no Norte do estado. Litoral, Angra Doce e Lindeiros, que obtiveram sucesso de participações e público em 2019, também voltam ao calendário.

Principais eventos do calendário estadual

Maio
Jogos Escolares – Regional 1 (07 a 12)
Jogos Escolares – Regional 2 (28 a 02/06)

Junho
Jogos Universitários – Apucarana (02 a 07)
Jogos da Juventude – Regional (11 a 13)
Jogos Escolares – Macrorregional (15 a 20)

Julho
Jogos da Juventude – Regional (02 a 04)
Jogos Escolares 12 a 14 anos – Guarapuava (09 a 17)
Jogos Abertos – Regional (23 a 25)

Agosto
Jogos Escolares 15 a 17 anos – Campo Mourão (03 a 07)
Jogos Abertos – Regional (13 a 15)

Setembro
Jogos da Juventude – Final B, São Mateus do Sul (02 a 07)
Jogos da Juventude – Individuais, São Mateus do Sul (10 a 12)
Jogos Abertos – Macrorregional (17 a 19)
Jogos da Primavera – UEPG (24 a 02/10)

Outubro
Jogos da Juventude – Final A, Guarapuava (01 a 03 e 07 a 12)
Jogos Paradesportivos – Maringá (29 a 02/11)

Novembro
Jogos Abertos de Combate – Londrina (11 a 15)
Jogos Abertos – Final, Apucarana (18 a 21 e 26 a 28)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.