em

Escolas estaduais de todo o Paraná escolhem novos diretores

(Foto: José Aldinan)

A Justiça voltou atrás e autorizou as eleições presenciais de diretores e vices de escolas da rede pública estadual. Assim, nesta quarta-feira (7), 1,7 mil escolas de todo o Paraná promoveram as consultas públicas para escolha de seus diretores e diretores auxiliares. A votação presencial havia sido suspensa na semana passada pelo Judiciário, mas na terça-feira (6) o desembargador Luiz Taro Oyama reviu essa decisão, deferindo pedido de efeito suspensivo feito pelo Governo do Estado.

Em Ponta Grossa, das 36 escolas estaduais, 10 realizaram o processo de forma on-line nesta quarta-feira e em 26 colégios a consulta foi realizada de maneira presencial. Ao todo, 42 candidatos disputam as eleições.

A votação aconteceu das 8 às 21 horas. Na votação impressa a comunidade precisou ir até a escola fazer sua opção de voto. Na votação online, os votantes receberam um link e token pessoal e intransferível para fazer sua opção de forma online.

Segundo informou a presidente da Comissão Consultiva Regional, do setor de Recursos Humanos do Núcleo Regional de Educação de Ponta Grossa, Ivanice Rodrigues de Lima Bassani na tarde desta quarta-feira o processo transcorria dentro do esperado, sem tumulto, seguindo os protocolos de segurança à covid. “A comunidade está participando gradativamente, sem gerar aglomeração, conforme solicitado. Com relação ao processamento online, tudo que é novo, causa uma certa estranheza, mas as dificuldades que foram surgindo, também já estão sendo resolvidas. Esperamos que neste momento prevaleça a democracia e a opção da comunidade”, afirmou.

Entre os colégios onde a votação aconteceu de forma presencial esteve o Colégio Estadual Regente Feijó. O presidente da comissão responsável pelo processo eleitoral na escola, Everton Meneguzzo, explica que uma chapa se inscreveu para a disputa. Segundo ele, eram necessários pouco mais de 700 votos para atingir o mínimo de 35% de quórum mínimo para que o resultado seja homologado, segundo a resolução 2265/2021, que estabelece as diretrizes da Consulta Pública para designação de diretores e diretores auxiliares.

Puderam votar professores que estejam supridos na instituição de ensino; funcionários supridos na instituição de ensino; responsáveis, perante a escola, pelo aluno menor de 16 anos; alunos com no mínimo 16 anos completos até a data da consulta.

O resultado da consulta deve ser divulgado nesta quinta-feira (8). A posse dos novos diretores está marcada para o dia 30 de julho.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.