em

Eleições: cinco secretários de Ratinho Junior saem nos próximos dias

Foto aérea do Palácio Iguaçu, em Curitiba
Foto: José Fernando Ogura/AEN

Ao menos mais cinco secretários do governador Ratinho Junior que planejam disputar as eleições neste ano devem deixar os cargos de alto escalão na próxima semana. Entre os secretários estaduais que planejam deixar as pastas estão o secretários de Desenvolvimento Sustentável e do Turismo (Sedest), Marcio Nunes; de Administração e da Previdência, Marcel Henrique Micheletto; da Justiça, Família e Trabalho, Ney Leprevost; de Infraestrutura e Logística, Sandro Alex; e de Saúde, Beto Preto.

Governador Ratinho Jr. anuncia mudanças no secretariado

Primeiro escalão do governo do Paraná deve mudar até abril

Marcio Nunes (PSD) e Marcel Micheletto (PL) devem retomar os cargos de deputado estadual na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), enquanto Ney Leprevost (PSD) e Sandro Alex (PSD) voltam a ocupar cadeiras na Câmara Federal. A tendência é que Beto Preto deixe o comando da Secretaria de Saúde e assuma um cargo de assessor especial do governador Ratinho Junior; pelo PSD, Beto Preto deve disputar uma vaga de deputado federal no pleito deste ano.

Conforme a legislação eleitoral, os secretários de Estado que pretendem disputar as eleições precisam se desincompatibilizar do cargo até o dia 2 de abril, exatos seis meses que antecedem o primeiro turno das eleições, em 2 de outubro. A tendência é que a grande maioria deles tente reeleição nos cargos eletivos para os quais já foram eleitos em 2018. Ainda não há confirmação de quem passará a comandar a chefia destas pastas.

Decisão interna

Outra mudança entre os secretários de Ratinho Junior – mas que neste caso não teria ligação direta com a disputa eleitoral – pode atingir o comando da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SESP), hoje chefiada pelo coronel Romulo Marinho Soares. Informações dão conta que Wagner Mesquita de Oliveira, atual diretor-geral do Departamento de Trânsito do Paraná (Detran) passaria a comandar a SESP.

Troca de secretariado

As mudanças no primeiro escalão do governo estadual iniciaram ainda em meados de janeiro, quando Guto Silva deixou o comando da Casa Civil para reassumir a vaga de deputado estadual na Assembleia Legislativa. Em seu lugar, quem assumiu o comando da pasta foi o secretário João Carlos Ortega que, até então era secretário de Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas, pasta que passou a ser liderada pelo ex-deputado estadual, Augustinho Zucchi.

A mudança abrangeu ainda a Chefia de Gabinete. O então chefe de Gabinete, Daniel Villas Bôas assumiu a Superintendência de Relações Institucionais; o novo de Gabinete agora é Darlan Scalco, ex-presidente da Associação dos Municípios do Paraná (AMP).

Alep e Câmara Federal

As mudanças no primeiro escalão do Governo do Paraná, além de resultar na nomeação de novos secretários estaduais, também vão impactar a composição da Alep e da Câmara Federal.

No caso da Alep, com a volta de Marcio Nunes e Marcel Micheletto, quem deixa o cargo são os suplentes em exercício, Hussein Bakri (PSD) e Gugu Bueno (PSD).

Já na Câmara Federal, a retomada da cadeira de deputado por Leprevost e Sandro Alex, vai resultar na saída dos suplentes Evandro Roman e Reinhold Stephanes Junior, respectivamente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.