em

Defesa Civil divulga relatório final de atendimento as vítimas de granizo

Nesta semana a Defesa Civil do município divulgou relatório final do atendimento aos moradores da zona rural, nas localidades de Santa Cruz, São João, Santo André, Mangabeira e Pilatos, atingidos pela chuva de granizo no dia 22 de novembro de 2015, que afetou 578 pessoas, destruiu parcialmente 96 barracões, entre granjas de frangos, suínos, leiterias, além de 110 casas.

No último dia 12, foi realizada reunião entre o prefeito de Carambeí, Osmar Blum (DEM) e gerencia da Caixa Econômica Federal em Carambeí para o anúncio da liberação do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço – FGTS para 80 pessoas atingidas pelo temporal. A liberação dos recursos é para auxiliar os moradores nas despesas de reconstrução.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Carambeí, Antonio Joel Cosa, 98 por cento das edificações atingidas pelo granizo já foram reconstruídas. “O prejuízo maior foi na agricultura onde foram atingidos mais de dois mil hectares de lavouras, milho, soja e feijão. Algumas lavouras foram totalmente destruídas”, lembra.

Atendimento

Na época do fato, foram mobilizadas equipes da Defesa Civil e das secretarias municipais que percorreram as áreas afetadas para prestar atendimentos às famílias. “No primeiro momento foram doadas lonas plásticas para cobrir o que restou e realizar o levantamento dos prejuízos para poder decretar estado de emergência, que foi reconhecido pelos governos federal e estadual”, conta Cosa. As ações foram imediatas com a distribuição de 2 mil telhas de 4 mm, colchões, cobertores e cestas báscias para as famílias atingidas.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.