em

Cultivar de grão-de-bico será uma das atrações do V Fórum do Feijão

Diversificar a cultura com foco no mercado interno e exportação e aumentar as opções de plantio para os produtores brasileiros. Esses são alguns dos benefícios da nova cultivar de grão-de-bico, produzida pela Embrapa Hortaliças, que será lançada no V Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais, em junho.

Em parceria com o Instituto Brasileiro do Feijão & Pulses (Ibrafe), a Embrapa irá lançar a cultivar BRS Cristalino, uma representante do grupo kabuli que se caracteriza por apresentar sementes maiores, arredondadas e de coloração creme, com dupla aptidão, podendo ser utilizada tanto na indústria de conservas (grãos reidratados), como também para consumo seco. Em média, estas cultivares apresentam um ciclo de 110 a 120 dias após a semeadura, variando em função das condições de cultivo. A colheita pode ser totalmente mecanizada, utilizando colheitadeiras convencionais.

“Os movimentos em prol de uma maior diversificação e fortalecimento da agricultura, sejam eles oriundos de políticas públicas ou de incentivo a adoção de novas tecnologias e utilização de outras espécies, são desejáveis, pois criam impactos positivos sobre a qualidade de vida dos produtores, e consequentemente, da economia do país”, declara o chefe-geral da Embrapa Hortaliças, Warley Nascimento.

O grão-de-bico, além de ser um importante componente da alimentação humana, é uma leguminosa interessante para os sistemas de agricultura sustentável, devido ao seu baixo custo de produção, a ampla adaptação climática, ao uso em rotação de cultura e grande capacidade de fixação de nitrogênio atmosférico.

Fórum

O V Fórum Brasileiro do Feijão, Pulses e Colheitas Especiais acontece em Campinas, São Paulo, entre os dias 21 e 23 de junho.  As inscrições estão abertas e podem ser feitas pelo site www.forumfeijao.com.br. No site do Fórum os interessados encontram ainda informações sobre as últimas edições, contatos de hospedagem, além da programação completa.

Grão-de-bico tem baixo custo de produção

Foto: Divulgação

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.