em

Conselho presta homenagem a médicos que perderam a vida pela covid-19; veja

Lista mostra o nome de todos os médicos que perderam a luta para a covid-19 no Paraná. Imagem: CRM-PR

O Conselho Regional de Medicina do Paraná (CRM-PR) divulga em vídeo homenagem a médicos que estão atuando na linha de frente do combate à pandemia, para reverenciar a memória dos que foram vitimados pela doença. A intenção também é chamar a atenção da sociedade na observância de cuidados com a própria vida num momento em que se observa o crescimento de casos de covid-19 e o esgotamento da capacidade dos serviços de saúde.

O vídeo exibe a imagem e nome de cada um dos 21 médicos que faleceram no Paraná em decorrência da doença até a última semana. Exibe ainda as datas de nascimento e falecimento, além de local onde residia.

No registro, não há profissionais da região dos Campos Gerais. Em contrapartida, há trabalhadores de regiões como Guarapuava, que fica a 160 quilômetros de Ponta Grossa.

Há médicos jovens, como o Dr. Caio Martins Guedes, que morreu aos 32 anos de idade. De Ivaiporã houve a perda do Dr. Lucas Pires Augusto, com a mesma idade. Outro jovem é o Dr. Marcos Petyk Sereja, que perdeu a vida com 34 anos.

A maior parte das mortes registradas ocorreu de setembro para cá. Foram 14 só neste período. Desde a divulgação do vídeo, no dia 8 de dezembro, o CRM-PR confirmou mais duas mortes de médicos causadas pelo coronavírus, totalizando 23 no estado.

A homenagem do CRM-PR tem duração de um minuto e encerra com convite ao engajamento à campanha de prevenção: “Colabore, porque sua vida é importante para nós”.

Vídeo presta homenagem a médicos que morreram infectados pelo coronavírus no PR. Crédito: CRM-PR

De acordo com as estatísticas da Secretaria Estadual de Saúde foram notificados quase 56 mil casos suspeitos de coronavírus entre profissionais de saúde, sendo que 11.285 foram confirmados. Entre médicos foram 4.410 notificações e 949 casos confirmados, dos quais 686 recuperados.

A mesma fonte contabiliza ainda 126 mortes entre profissionais de saúde, em sua maioria médicos, enfermeiros, profissionais da área farmacêutica e cuidadores de idosos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.