em

Com 20 mil eleitores, Reserva tem sete candidatos à Prefeitura

Atual prefeito e vice são concorrentes; outros cinco estão na disputa

Neto (PSD), Ricardo (PSL), Gersinho (PP), Miguel (PT), Carlinho (PV), Lucas (Podemos) e Jackson (Cidadania)

A cidade de Reserva – a 110 quilômetros de Ponta Grossa – é somente a sétima mais populosa dos Campos Gerais, com 26.602 habitantes. Mesmo assim, é a que mais tem nomes concorrendo à Prefeitura no dia 15 de novembro. São sete concorrentes que estão registrados no TSE – número maior que o de Ponta Grossa, que tem população 12 vezes maior.

Entre os postulantes está Neto – filiado atualmente ao Partido Social Democrático (PSD). Ele é o atual mandatário e quer a reeleição. Frederico Bittencourt Hornung, o ‘Neto’, tem 74 anos, é casado e tem a função de pecuarista. A chapa majoritária carrega a nomenclatura de ‘O trabalho continua’ e é composta por PSD, PSB e PSDB. O vice é o empresário Ivo Carlos Lopata – Carlinhos Lopata, de 55 anos.

Neto esteve à frente de Reserva em diferentes gestões. Mais recentemente concorreu à administração em 2004, 2008 e 2016. Saiu como o mais votado em todas. Na última foram 10.642 votos (71,01%).

Curiosamente, uma das chapas inscritas no processo eleitoral para concorrer com Neto é a do atual vice-prefeito: Ricardo Hornung, do PSL. Após divergências, o farmacêutico de 37 anos – nascido em Ponta Grossa – optou por construir composição ao lado do MDB e PROS (100 anos de Reserva! Escrevendo um novo futuro!). Ao lado dele está o agricultor Alceu Vozniak, de 47 anos. Ele foi o terceiro vereador mais votado da cidade em 2016, com 866 votos.

Já Ricardo Hornung foi o mais votado para o legislativo em 2008 (1.156 válidos) e em 2012 (951).

Um dos opositores nesta disputa é o comerciante Gersinho, do Progressistas, que também conta com três partidos na majoritária: PP, PL e Republicanos (Juntos por uma Reserva melhor). Gerson Gomes tem 44 anos e nasceu em Araucária. Em 2016 fez 536 votos (3,58%) para a Prefeitura, ficando em terceiro lugar. Também concorreu ao legislativo em 2004 e 2012. Há dois anos colocou o nome à disposição como deputado federal e recebeu 1.147 votos.

O vice da chapa é Jorge Luiz Bora. Comerciário, ele tem 55 anos e foi candidato a vereador em 2004, quando somou 63 votos válidos pelo antigo PFL.

Alinhado à esquerda está Miguel Smokovicz, do Partido dos Trabalhadores. O agricultor de 67 anos está em chapa ‘pura’ do PT. Miguel foi candidato a vereador em 2012 e 2016. Fez 15 e 35 votos válidos, respectivamente, nas eleições mencionadas.

O vice é o também agricultor Eduardo Cionek. Nascido em Contenda, ele está com 67 anos de idade e, de acordo com o sistema do TSE, há 16 anos não participava do processo eleitoral. Na época, na tentativa de se tornar vereador, conseguiu 227 votos. Assim ficou como suplente.

Solitário na chapa, o PV indicou o nome de Carlos Mário Justus Martins, o ‘Carlinho’, para comandar Reserva. Nascido na própria cidade, o candidato tem 74 anos de idade e, segundo a ficha protocolada no sistema do TSE, nunca se candidatou nas eleições.

Ao lado dele está Luiz Carlos Vosniak, o ‘Luizinho’. O candidato a vice tem uma ficha mais corrida na política e, inclusive, foi prefeito de Reserva quando Neto não podia concorrer à reeleição em 2012. Luizinho, na época do PT, acumulou 9.724 votos (63,81%). Também tentou o executivo em 2004 e 2008, mas em ambas foi derrotado por Neto.

Partidos mais novos em nomenclaturas, o Podemos e o Cidadania colocaram dois nomes à disposição dos moradores de Reserva. O Podemos aposta no jovem trabalhador rural Lucas Machado Ribeiro, de apenas 28 anos. Ele nasceu no próprio município e tem como vice Ana Maria Pachalki, de 48 anos. Ambos, segundo o TSE, nunca se candidataram a cargos eleitorais.

O nome do Cidadania é Jackson Amadeu Cararo. O comerciante nasceu em Cascavel, tem ensino fundamental completo, é casado e está com 49 anos de idade. O partido também nomeou uma mulher como vice:  Taís Souza Carrera Guisantes Cararo – esposa de Jackson. Ao lado do marido, ela está em chapa ‘pura’ do partido. Taís é natural de Telêmaco Borba e está com 48 anos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.