em

Castro tem três concorrentes à Prefeitura: Marcelo Menarim, Moacyr Fadel e Diego Barbosa

Fadel (Patriotas) tenta a reeleição; Menarim (PSD) e Barbosa (PCdoB) são os opositores no pleito do dia 15 de novembro

Menarim, Fadel e Barbosa são os postulantes em Castro. Fotos: Divulgação

Com 71 mil habitantes, Castro é a terceira maior cidade da região dos Campos Gerais em população – atrás de Ponta Grossa e Telêmaco Borba. No dia 15 de novembro, os castrenses vão escolher entre três candidatos para o comando do Executivo entre 2021 e 2024. São eles: Moacyr Fadel (Patriotas), Marcelo Menarim (PSD) e Diego Barbosa (PCdoB).

Fadel, 50 anos, é o atual prefeito do município e tenta a reeleição. Em 2016, o agropecuarista estava no Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB) e derrotou Marcos Bertolini (PSDB) e a atual deputada federal Aline Sleutjes, que estava no PR. Foram 18.390 votos válidos (46,61%).

O atual prefeito almeja o quarto mandato. Ele assumiu o cargo nos períodos de 2005 a 2008, 2009 a 2012 e agora durante a gestão de 2017 a 2020. Em setembro do ano passado, a convite de Evandro Roman, Fadel deixou o MDB e se filiou ao Patriotas com a intenção de fortalecer a legenda no estado, mas especialmente na região. Também estão na chapa majoritária PSL, PSC, PP e Podemos, carregando o nome de “Por Castro, pelos Castrenses”. O vice da chapa é Álvaro Telles, 61 anos – radiodifusor, presidente do PSL em Castro e atual vice-prefeito do município.

Uma das oposições ao atual chefe do executivo é Marcelo Menarim, do PSD. Ele está à frente da coligação majoritária “Castro para Todos” – composta por PSD, PSDB, PSB, MDB, DEM e PTC. O vice escolhido é o advogado Ricardo Cardoso, de 33 anos – sobrinho do ex-prefeito Reinaldo Cardoso, que comandou a cidade de Castro entre 2001 e 2004, e no período de 2013 e 2016. A curiosidade da candidatura é que as famílias Menarim e Cardoso eram rivais políticas entre os anos 1960 e 1990, e agora a nova geração se une pela Prefeitura.

Marcelo, 39 anos, é empresário e agricultor, atuando na Menarim Agro Comercial. Ele também tem ligações políticas na família: é neto do falecido Rivadávia Menarim, que por três vezes esteve na chefia da Prefeitura Municipal. Em 2012, o mesmo PSD lançou o primo de Marcelo, Cássio Menarim, à prefeitura, fechando o pleito com 5.901 votos válidos.

A candidatura de esquerda em Castro será uma ‘dobradinha’ entre professores da coligação majoritária PCdoB e PT (“Por uma Castro do Povo”). Diego Matos Barbosa, com o nome de urna ‘Professor Diego’ (PCdoB) será o concorrente ao principal cargo. Ele tem 34 anos de idade, é formado em Letras, professor de Língua Portuguesa da rede pública e privada. O postulante já participou de movimentos estudantis e do sindicato de professores.

Ao lado dele, a vice será Selma de Lourdes Kupski, de 62 anos – filiada ao Partido dos Trabalhadores (PT). A professora tem atuação na Secretaria da Educação e do Esporte (SEED/PR) e, nas Eleições de 2004 e 2012, foi candidata ao cargo de vereadora. Na mais recente delas recebeu 133 votos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.