em

Cartão SUS é exigido para atendimentos na rede pública de saúde

O uso do Cartão Nacional do SUS por todos os brasileiros é uma estratégia para integrar os cadastros do SUS e da Saúde Suplementar, proporcionando melhorias na gestão da saúde no país, como o ressarcimento ao SUS pelos atendimentos prestados na rede pública aos beneficiários de planos de saúde. Para o cidadão, o número do Cartão do SUS possibilitará o registro eletrônico único nas bases de dados dos hospitais públicos e privados, bem como nos planos de saúde.

Para a integração dos dados dos pacientes foi necessário a instalação do novo sistema do Ministério da Saúde, o E-SUS, na rede de atendimento da Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí, conta o secretário da Pasta, Mário José de Avais de Mello Filho. “Este sistema exige um cadastro mais completo e está vinculado diretamente ao Ministério da Saúde”, conta.

A partir de agora o usuário do sistema municipal de Saúde de Carambeí deve apresentar o cartão SUS na hora do atendimento. O secretário ressalta que desde o mês de dezembro está sendo feita a conscientização da população sobre a necessidade de apresentar o cartão SUS. “É uma mudança feita pelo Ministério [da Saúde] para que eles tenham maior controle dos recursos federais que são destinados para os municípios. Para nós é importante porque o retorno dos recursos será conforme a nossa necessidade. Já o paciente terá mais segurança pois terá um prontuário completo”, enfatiza.

 

Divulgação

 

O responsável pelo setor de faturamento da Secretaria Municipal de Saúde de Carambeí e implantação do sistema E-SUS no município, Allan Weinert, explica que com o novo sistema tudo que é realizado é informado, “desde um ponto que é retirado, um curativo feito, tudo é registrado, é uma prestação de contas diária, informação gera verba”, cita.

Weinert conta que só no Centro Municipal de Saúde de Carambeí são atendidos 7 mil pacientes por mês. Ele destaca a importância do atendimento através do novo sistema, “o paciente terá um cadastro mais completo, por exemplo, no caso de um acidente, o paciente chegar inconsciente, uma vez identificado, teremos a informações em seu cadastro para entrar em contato com familiares e as informações para o atendimento necessário” comenta.

CADASTRO

Os usuários do Centro Municipal de Saúde de Carambeí que ainda não possuem o Cartão SUS podem fazer o cadastro no sistema no setor de Exames, das 8h às 11h30 e das 13h às 16 horas, e devem apresentar RG e comprovante de endereço. Os atendimentos de emergência são garantidos para aqueles que não possuem o cartão, mas posteriormente deverão atualizar o cadastro.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.