em

Exposição termina nesta sexta-feira com julgamento da raça Holandesa

Referência nacional em produção de leite, os Campos Gerais está recebendo mais uma importante feira do setor: a ExpoFrísia 2016. A exposição, que acontece em Carambeí, começou nesta quarta-feira e termina hoje. A programação, composta por palestras técnicas e Clube de Bezerra, será finalizada nesta sexta-feira com o julgamento da raça Holandesa Preta e Branca, na pista do Pavilhão de Exposições Frísia, no Parque Histórico de Carambeí.

De acordo com o zootecnista da Cooperativa Frísia, Michael Warkentin, serão julgados 170 animais, pelo juiz americano Pat Conroy. Esta é a primeira vez que ele participa da ExpoFrísia. Nesta quinta-feira, Pat conduziu o julgamento das raças Holandesa Vermelha e Branca (73 animais)  e Jersey (70). Todos os bovinos pertencem aos criadores dos Campos Gerais.

Ao julgar um animal o juiz analisa uma série de características como postura, ossatura, comprimento do pescoço e abertura geral do corpo. A avaliação segue critérios da raça e idade. O início das atividades na data de hoje está marcado para as 9 horas.

Rebanho

Cerca de 80% dos cooperados da Frísia possuem rebanho Holandesa, seguida da Jersey, com 5%. A Holandesa é marcada pela produtividade de leite que chega a 30 litros por dia e é a mais criada em países como os Estados Unidos, chegando a 90% da população de vacas leiteiras.

Exposição

Quem passar pelo parque poderá acompanhar a exposição de máquinas e equipamentos agrícolas. A expectativa dos organizadores é que passem pelo parque cerca de 15 mil pessoas. A abertura oficial do evento, na quarta-feira, trouxe o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab), Norberto Ortigara.

A solenidade de encerramento da ExpoFrísia está marcada para as 19 horas.

 

Rodrigo Covolan
Julgamento de animais começou ontem e termina hoje.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.