em

Carambeí é certificada com o título de Prefeito Inovador

O Prefeito de Carambeí, Osmar Blum, recebeu no último dia 20, durante o 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, o título de Prefeito Inovador 2015, reconhecimento com base em levantamentos e eventos realizados pela Rede Cidade Digital nos três estados do Sul sobre investimentos em tecnologia no aprimoramento da gestão e dos serviços públicos. O prefeito foi representado pelo o diretor de Tecnologia do município, Edison Rodrigo de Moura.

Aliado aos eventos regionais promovidos pela RCD – foram 14 fóruns em 2015 -, o Mapa das Cidades Digitais fomentado pela iniciativa evidencia as ações visando o desenvolvimento socioeconômico das localidades por meio das Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC).

Moura, nomeado pelo prefeito para coordenar as ações do Programa Carambeí Digital, aponta que os investimentos realizados pela administração municipal nos últimos anos para modernizar a gestão pública que vai culminar na distribuição de sinal wi-fi para toda a população foi o que habilitou Carambeí para ser certificado pelo segundo ano consecutivo.

Divulgação

Congresso

Durante o 3º Congresso Paranaense de Cidades Digitais, o diretor de T.I. apresentou o trabalho que está sendo realizado através do Programa Carambeí Digital. O marco zero digital na elaboração do programa foram as reuniões realizadas com a comunidade através dos conselhos municipais, diretores de escolas, associação de estudantes, vereadores, gestores públicos e também com membros da Associação Comercial e Industrial de Carambeí. “Nós ouvimos diversos setores para elaborar o programa”, enfatiza.

A primeira ação do Carambeí Digital foi a inauguração da Praça Digital, com a disponibilização de sinal Wi-Fi na Praça Cívica. Desde a inauguração, no final de agosto, já houve um aumento de 154% no número de usuários cadastrados. Segundo Moura, através do Carambeí Digital também será possível interligar os departamentos públicos. “Será possível conectar a unidade de saúde da AFCB a do [bairro] Boqueirão, que poderão também acessar o banco de dados do Centro Municipal de Saúde”, conta.

Para possibilitar essas conexões serão necessárias a instalação de 10 torres de transmissão via rádio, sistema wireless. “Seis torres serão instaladas ao longo do perímetro entre a cidade e a região do Limpo Grande, Catanduvas. É uma preocupação do prefeito [Osmar Blum] em suprir a carência do município, principalmente na zona rural, e possibilitar que a comunidade possa se conectar à rede mundial de computadores”, comenta Moura.

Ele lembra que existe um programa do Governo Federal que oferece acesso gratuito à internet, porém, via fibra óptica, que resulta em um alto custo de manutenção. Ele explica que o município decidiu criar o próprio programa, com um baixo custo de manutenção, proporcionado pelo sistema via rádio.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.