Menu
em

Candidatos a prefeito de Castro respondem questionamentos de entidades de classe; acompanhe

Marcelo Menarim e Moacyr Fadel respondem vídeos enviados ao dcmais e Diário dos Campos por entidades e associações de Castro

Moacyr Fadel e Marcelo Menarim disputam os votos dos mais de 52 mil eleitores castrenses (Fotos: Divulgação)

No dia 15 de novembro, mais de 52 mil eleitores vão às urnas eleger o prefeito de Castro. Na disputa estão o atual prefeito, Moacyr Fadel (Patriota) – no terceiro mandato -, e Marcelo Menarim (PSD), que disputa pela primeira vez. Fadel tem como companheiro de chapa Alvaro Telles (PSL), que é o atual vice, pela coligação ‘Por Castro, pelos castrenses’, que une PSC, Patriota, PP, Podemos, PSL e Pros.

Menarim, por sua vez, concorre pela coligação ‘Castro para todos’, formada pelo PSB, PTC, DEM, PSD, MDB e PSDB e tem Ricardo Cardoso Filho (PSD) como candidato a vice. Ricardo foi secretário municipal de Governo durante a gestão de 2013-2016.

Para que os castrenses saibam um pouco mais sobre as propostas de cada candidato, o dcmais e Diário dos Campos convidaram associações e sindicatos que representam diferentes categorias para que enviassem vídeos com perguntas aos prefeituráveis. Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro), Sindicato Rural de Castro e Sindicatos dos Servidores Municipal, encaminharam questionamentos, que foram respondidos por Fadel e Menarim. Veja o que perguntam os representantes das entidades e as respostas dos candidatos:

Eduardo Gomes, presidente do Sindicato Rural de Castro

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/EDUARDO-GOMES-CASTRO.mp4

Marcelo Menarim: “Temos definido várias ações em um plano moderno de readequação e conservação das estradas rurais, entre elas, um trabalho de drenagem em pontos críticos, alargamentos de vias rurais e integração das estruturas que hoje estão na secretaria do interior quanto de obras, buscando otimizar os trabalhos nas estradas rurais. Vamos desenvolver projetos de pavimentação poliédrica em determinados trechos das estradas municipais, assim como pavimentação asfáltica em determinados trechos, através de programas do Governo do Estado e do Governo Federal, além de buscar parcerias com os produtores para conservação e manutenção das estradas. Vamos ainda fazer fiscalização e acompanhamento dos trabalhos, bem como aquisição de maquinários e conservação dos mesmos; vamos trabalhar com técnicos nas estradas rurais”.

– Moacyr Fadel: “Durante a nossa gestão, investimos pesado na renovação de nossa frota de maquinários. Foram adquiridos e conquistados motoniveladoras, retroescadeiras, escavadeira hidráulica, usina de asfalto, bobcat, espargidor e acabadoras de asfalto, além de caminhões para auxiliar nos trabalhos de recuperação de vias e estradas na cidade e principalmente no interior. A pavimentação de mais nove quilômetros da estrada do Socavão está sendo concluída e os recursos para a terminar a obra já estão garantidos. Investimos em pavimentação com pedras irregulares no Tronco e Santa Clara e pretendemos levar para outras regiões”.

Rozilda Oliveira Cardoso, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Castro

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/1-ROZILDA-OLIVEIRA-CARDOSO.mp4

– Marcelo Menarim: “Temos a convicção da importância em estabelecermos uma parceria constante com esta instituição, de forma que a participação do Sindicato seja efetiva nos debates sobre questões relacionada aos servidores municipais”.

– Moacyr Fadel: “Pretendemos manter e reforçar o diálogo, sempre avançando na valorização dos nossos servidores. Assumimos a Prefeitura com o limite prudencial estourado, corrigimos e reduzimos as despesas. Concedemos o reajuste da inflação nos dois primeiros anos de mandato e aumento real de salário, acima da inflação, no terceiro ano de governo, e a antecipação do 13º salário em todos os anos. Nossos valorosos servidores são o maior patrimônio da Prefeitura. Toda obra, todo avanço e toda transformação que Castro teve nos últimos anos, foi graças ao trabalho e dedicação dos nossos colaboradores”.

Rozilda Oliveira Cardoso, presidente do Sindicato dos Servidores Municipais de Castro

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/2-ROZILDA-OLIVEIRA-CARDOSO.mp4

– Marcelo Menarim: “A valorização dos servidores será o norte da nossa gestão, portanto, faremos um estudo do plano de cargos e salários aliado com a análise financeira do Município, para uma ação mais eficaz. O diálogo entre as partes envolvida trará sempre os melhores resultados”.

– Moacyr Fadel: “Vamos avançar cada vez mais. O Município já conta com um programa de carreiras e salários. Estamos cumprindo o disposto na Lei Complementar 173/2020, aprovada e sancionada pelo presidente Jair Bolsonaro, que congelou os salários dos servidores públicos até o final de 2021. A pandemia nos trouxe grandes desafios, com queda na arrecadação, mas os nossos servidores sempre estarão em nossas prioridades”.

Bianca da Silva Mariano, diretora de Profissionais Liberais e Prestadores de Serviços na Associação Comercial e Empresarial de Castro (Acecastro)

https://dcmais.com.br/wp-content/uploads/2020/10/BIANCA-TAMANHO-MENOR.mp4

Marcelo Menarim: “Em nosso plano estratégico de governo, estão previstas várias ações para o desenvolvimento do turismo em nossa região, entre elas o fomento das belezas naturais, o turismo histórico, de negócios, ecológico e de aventura; capacitar os colaboradores para que nossa comunidade e visitantes, sejam bem recepcionados e orientados; formar parcerias entre o poder público e privado, para juntos alcançarmos a valorização do município de forma ampla, aguçando o desejo do turista nos visitar e permanecer por mais tempo em nossa cidade. O plano inclui proporcionar eventos de interesse da cidade, como as festividades natalinas e eventos voltados ao agronegócio. Quanto ao problema de tráfego, temos estudo de plano de mobilidade urbana, abrangendo todo o município de forma que o trânsito possa ser integrado entre veículos automotores, pedestres, ciclistas. Também vamos implantar o Estar Digital com paradas rápidas de forma gratuita”.

– Moacyr Fadel: “Na atual administração inauguramos o Centro de Informações Turísticas, incentivamos e apoiamos os eventos que promoveram a cultura, o esporte e o turismo. E estamos finalizando o projeto ‘Ver, Ouvir e Sentir’, totalmente virtual, que inclui o guia turístico, tour virtual pelos principais espaços e atrativos culturais e episódios contando a história de cada espaço cultural do Município. O Natal de Bento é um espetáculo tradicional dos castrenses e que atrai visitantes de outras cidades. Castro passou a integrar recentemente o Circuito Turístico Cidades Históricas do Paraná, que tem o objetivo estimular a visitação nos Municípios históricos do Paraná. No que diz respeito à mobilidade, realizamos o maior programa de pavimentação da história de Castro com mais de R$ 50 milhões em investimentos, asfaltando praticamente a cidade inteira e priorizando as ligações interbairros”.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile