em

Após pleito conturbado em 2016, Piraí tem sete candidatos à Prefeitura

Chapas possuem ex-prefeitos, pai e filha, e até irmãos concorrentes entre si

Tim Milléo, Márcio do Gás, Carlinhos Tropeiro, Marcelo Milléo, Henrique Carneiro, CCC e Kleber Sampaio

Nas últimas eleições municipais, Piraí do Sul – a 70 quilômetros de Ponta Grossa – foi uma das 12 cidades brasileiras que precisaram escolher o novo prefeito somente em abril de 2017. Na época, problemas judiciais que envolveram a candidatura de Toto, do PTB, ‘melaram’ a escolha. Em contrapartida, quatro anos depois, os piraienses terão nomes de sobra à disposição. São sete candidatos para a cadeira do executivo.

Quem não concorre é o atual prefeito José Carlos Sandrini. Por outro lado, há nomes bem conhecidos da região. O ex-prefeito Tim Milléo, do PSD, é um deles. Valentim Zanello Milléo é médico e está com 70 anos de idade. Foi prefeito de Piraí nas gestões 2005-2008 e 2013-2016.

A chapa com o PSC leva o nome de ‘Piraí de Verdade’. O vice escolhido pelos partidos é Sérgio Sguario Fadel, de 64 anos. O engenheiro nasceu em Itararé (SP). Foi vice de Tim nas eleições de 2004 e tentou a prefeitura em 2008, ficando no quarto lugar com 2.693 votos.

Outro conhecido do poder público é Márcio Flávio da Silva, o Márcio do Gás. Atualmente no PROS, ele chegou a ser prefeito no início de 2017 por conta da indefinição que ocorreu no município. Na época era o presidente da Câmara Municipal. Nascido em Maringá, Márcio está com 42 anos, é empresário e comanda a chapa ‘Cresce Piraí, Reconstrução já!” (PROS, PSL, Cidadania e Republicanos).

Em 2016, Márcio foi o terceiro vereador mais votado da cidade com 623 votos e, na eleição que ocorreu em abril de 2017, tentou o executivo, mas terminou em terceiro com 19,58%. O vice é o empresário Taylor Castanho Raymundo, de 51 anos. Nascido em Jaguariaíva, ele está filiado ao Republicanos.

Assim como Márcio, sai também da Câmara o nome de Carlinhos Tropeiro. Ele está em chapa ‘pura’ do Democracia Cristã (DC). João Carlos da Silva é comerciante, está com 60 anos e foi o quarto colocado na disputa para vereador em 2016. No total fez 602 votos válidos.

A vice de Carlinhos é a empregada doméstica Vanessa Silva. Ela nasceu em Piraí do Sul e tem 40 anos de idade. Mas o mais curioso é ser filha de Carlinhos Tropeiro, ficando ao lado do pai na disputa do dia 15 de novembro.

Por falar em parentesco, Marcelo Milléo – irmão do candidato Tim Milléo – está na disputa pela administração. A candidatura de Marcelo foi registrada pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Marcelo é dois anos mais velho do que Tim (72), nasceu em Piraí e ocupa a função de economista. A coligação tem MDB e PSB (Coração para ouvir, atitude para governar).

A chapa escolheu como vice Luciano Solek, de 52 anos. Solek participa da Câmara de Vereadores: gestões 2005-2008, 2013-2016 e 2017-2020. Foi o segundo mais votado há quatro anos com 666 votos válidos (4,60%).

Com três partidos, a coligação ‘O futuro em suas mãos’ optou por Henrique de Oliveira Carneiro, de 32 anos, para concorrer à Prefeitura. Ele é filiado ao Democratas (DEM). Estão juntos o PTC e o PTB. Carneiro é servidor público e nasceu em Ponta Grossa.

Com perfil semelhante aparece o vice Wagner Alan Zadra. O castrense é engenheiro, tem 32 anos, e está filiado ao Partido Trabalhista Cristão (PTC). Zadra já esteve em campanha pelo executivo. Há quatro anos era o vice de Toto, do PTB, que chegou a vencer o pleito de outubro, mas teve candidatura cassada pela Justiça Eleitoral.

Com o nome de urna mais curioso está Carlos César Carneiro, o ‘CCC’, do Avante. O partido está isolado na majoritária e foi o primeiro a realizar convenção para a escolha de todos os candidatos. Na época, o Avante chegou a ser procurado para alianças, mas optou por recusar em nome da ‘nova política’. CCC é produtor agropecuário e tem 53 anos.

Ao lado dele está o agrônomo Erison Bomfim de Almeida. Ele nasceu em Castro e está com 47 anos. De acordo com o sistema do TSE, os dois nunca concorreram a cargos em eleições.

O Podemos também optou por ficar solitário na concorrência. O engenheiro castrense Kleber Rodrigo Martins Sampaio, de 34 anos, está à frente do projeto pelo executivo. Ele nunca foi concorrente na cidade.

O vice também é da ‘pegada mais jovem’ da política. Rafael Priotto tem apenas 30 anos de idade. O agricultor nasceu em Castro, é solteiro e possui ensino médio completo como grau de escolaridade.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.