em

Cinco candidatos disputam a Prefeitura de Piraí do Sul

Os pouco mais de 19 mil eleitores de Piraí do Sul retornarão às urnas no próximo domingo (2) para escolher quem será o prefeito do município dos Campos Gerais. A cidade teve de realizar um novo pleito por conta de uma decisão do Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Cinco nomes concorrem ao cargo máximo do Executivo: Valter Mainardes (PRTB), Márcio Flávio da Silva (PMB), o ‘Márcio do Gás’, Maricelso Ribeiro (PDT), Valentim ‘Tim’ Zanello Milleo (PSD) e José Carlos Sandrini (PHS).

Piraí do Sul será um dos quatro municípios paranaenses a ter novas eleições porque em outubro do ano passado Antônio El-Achkar (PTB), o ‘Toto’, foi o candidato mais eleito, no entanto, Toto teve a registro impugnado por ter feito uma viagem ao Japão e à China em 2009, quando chefiava a prefeitura, sem apresentação de prestação de contas. A viagem custou R$ 19 mil na ocasião e teria sido paga com recursos públicos. Com a decisão do TSE, todos os votos recebidos pelo candidato do PTB foram considerados nulos e houve a necessidade da convocação de uma nova eleição.

A eleição que acontece neste domingo terá dois envolvidos no imbróglio eleitoral em Piraí do Sul. Tim Milleo era o concorrente de Toto, em outubro do ano passado. Acabou sendo superado por uma diferença de 76 votos. Já ‘Márcio do Gás’, que também disputa os votos dos eleitores piraienses neste domingo, assumiu a presidência da Câmara de Vereadores no início do ano. A Justiça Eleitoral determinou que enquanto a situação no município não se resolvia, caberia justamente ao presidente do Legislativo assumir o Executivo. Com isso, Márcio briga para permanecer como prefeito de Piraí, cargo que assumiu interinamente em janeiro deste ano.

A votação ocorrerá das 8 às 17 horas, comparecimento às urnas é obrigatório aos eleitores entre 18 e 70 anos de idade, e facultativo aos analfabetos, aos maiores de 16 e menores de 18 anos e aos acima de 70 anos.

Além de Piraí do Sul, os municípios paranaenses de Foz do Iguaçu, Nova Laranjeiras e Quatiguá terão eleições para prefeito neste domingo.

FOZ

Foz do Iguaçu também irá escolher seu prefeito neste domingo. Paulo Mac Donald (PDT), o candidato mais votado a prefeito em Foz do Iguaçu, teve a candidatura indeferida pela Justiça Eleitoral por improbidade administrativa, com base na Lei da Ficha Limpa.Mac Donald foi condenado por irregularidades durante o período em que exerceu o cargo, entre 2005 e 2012. Seis candidatos vão disputar o cargo de prefeito de Foz do Iguaçu. São eles: Francisco Lacerda Brasileiro (PSD), Irineu Rodrigues Ribeiro (PV), Marcelino Vieira de Freitas (PT), Osli de Souza Machado (PPS), Phelipe Abib Mansur (Rede) e Marcos Antonio Jahnke (PTN).

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.