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61% dos paranaenses pretendem presentear no Dia das Crianças

Lojistas estão otimistas apesar da pandemia; vendas virtuais devem aumentar de forma significativa pela questão do distanciamento social

Imagem: Fecomercio PR

O Dia da Criança – 12 de outubro – é considerado, historicamente, como uma das cinco datas mais importantes para as vendas do comércio no Brasil. Segundo sondagem da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomercio PR), 61% dos paranaenses pretendem presentear na data.

O percentual ficou abaixo da pretensão de compras registrada no ano passado. Mas, em média, o número de presenteados será maior neste ano porque aumentou a parcela de paranaenses que oferecerão o “mimo” para mais de três crianças.

O tíquete médio subiu 24%, ao passar de R$ 90,33 para R$ 111,99. Em compensação está projetada uma queda no pagamento à vista, seja em dinheiro ou cartão de débito, que era a opção de 55,6% dos consumidores paranaenses em 2019 e caiu para 49,1% em 2020. As vendas no cartão de crédito, com parcelamento ou para o vencimento, serão maiores, somando 50,3% neste ano ante 40,6% no ano passado.

Do ponto de vista emocional, a expectativa é que os pais queiram presentear os filhos por estarem afastados de ambiente de convivência desde o início do ano.

“Temos que levar em consideração que os pais estão passando mais tempo com os filhos em casa, bem como todas as pessoas estão extremamente conectadas digitalmente. É uma ótima oportunidade para trazer uma experiência para o offline e aprofundar os laços na família”, indica o consultor do Sebrae, Gabriel Caus.

Dados da Associação Brasileira dos Fabricantes de Brinquedos (Abrinq) mostram que, com o isolamento social, cresceu a procura por jogos. A estimativa dos fabricantes, em 2020, é manter um ritmo de crescimento de pelo menos 3% em relação ao ano passado, quando a alta registrada foi de 6%.

Local de compras

Os lojistas de Ponta Grossa estão otimistas com a data mesmo fora do setor de brinquedos. A empresária Noeli Guimarães Garcia – do vestuário – aposta em brinde para atrair a atenção dos pais. Outra tendência é intensificar ações de divulgação em redes sociais para aumentar o número de clientes.

“Acreditamos que 60% das vendas ocorram através das redes sociais atualmente”, ressalta Noeli.

A fala da empresária é atestada pela sondagem da Fecomercio PR, que revela crescimento significativo nas vendas pela internet. Essa modalidade saiu de singelos 4,4% no ano passado para 21,7% em 2020. No entanto, a preferência continua sendo pelas lojas presenciais, que devem receber 55,7% do movimento de consumidores.

Quem não presenteia?

Dos 29,3% dos paranaenses que não pretendem presentear no Dia das Crianças, 44,6% não têm criança para presentear e 31,9% não o farão por problemas financeiros ou porque estão desempregados. Para 58,9% dos pesquisados, a crise causada pela pandemia impactou na sua decisão do valor do presente.

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