em

Prefeitura de PG libera pesca esportiva no Lago de Olarias

A prefeitura tentou argumentar que o lago de Olarias seria apenas para contemplação, não para pesca. Mas, não teve jeito, bastou o lago encher e começaram a surgir os pescadores. Se a proibição da pesca não foi possível, o município acabou aceitando a prática, ainda que com limitações. Agora, placas instaladas no entorno do futuro parque de Olarias anunciam que a está permitida a pesca esportiva. Isto é, pode pescar o peixe, desde que ele seja solto em seguida.

José Valdivino, 31 anos, aproveitou a tarde de segunda-feira (30) para levar a família até a beira do lago. Morador da vila São Francisco, ele acredita que o espaço é uma ótima promessa para o lazer em breve. “Já está ficando bom, aproveitamos a folga para passar aqui um instante”, disse, na companhia de três filhos, da esposa e do sobrinho.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, isso deve manter a população aquática, além de garantir que os peixes não sejam consumidos, uma vez que a prefeitura não divulgou nenhum relatório conclusivo acerca da qualidade da água no local.

Um estudo da UEPG chegou a ser realizado, apontando que o lago é ideal apenas como componente paisagístico. Ou seja, não serve para banho, por exemplo, embora outras atividades possam ser planejadas no futuro. O laudo revelou presença de elementos químicos que sugerem esgoto não tratado. As obras do lago estão na fase de arruamento do entorno, e ainda preveem o paisagismo e instalação de equipamentos para a prática de esporte e lazer.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.