Os atuais contratos de concessão de rodovias paranaenses vencem em novembro do ano que vem – e, a partir de então, devem pesar menos no bolso do paranaense. A informação foi repassada ao Diário dos Campos pela Empresa de Planejamento e Logística (EPL), estatal vinculada ao Ministério de Infraestrutura que foi contratada para elaborar estudos técnicos para os novos contratos.
De acordo com a EPL a variação da tarifa de pedágio aos consumidores será fechada por último, pois depende dos investimentos que deverão ser feitos nas rodovias, por exemplo. “Mas uma coisa é certa: vai ficar mais barato”, garante a empresa responsável pelos estudos técnicos dos projetos de concessão, afirmando que este foi um dos pedidos feitos pelo governo do estado, que excluiu a possibilidade de aumentar as tarifas.
“A gente rodou o estado e percebeu que o pedágio pesa muito no bolso do paranaense”, avalia a EPL, explicando que os descontos nas tarifas serão possíveis através de quatro etapas. A primeira é já no projeto e a segunda é na concorrência – empresas que oferecerem preços menores terão preferência na licitação.
Outras opções serão feitas diretamente pelos usuários. “Carros de passeio que façam tal trajeto com regularidade por morar em uma cidade e trabalhar em outra, por exemplo, quanto mais passarem pela praça de pedágio mais terão desconto, gradualmente”, exemplifica a EPL.
“E haverá também o desconto da tag: quem optar pelo pagamento automático [estilo Sem Parar] também pagará menos no pedágio”, conta a empresa, que afirma que as porcentagens ainda não estão definidas e dependeram de uma praça de pedágio para outra, devido à diferença de fluxo de veículos, por exemplo.