em

Carlos Cavalcanti irá compor novo binário em 2020

As obras na avenida General Carlos Cavalcanti, principal via de ligação entre o bairro Uvaranas e o Centro de Ponta Grossa, ainda está em fase de execução da segunda etapa das obras de revitalização. A previsão é que os trabalhos sejam concluídos em janeiro de 2020, ocasião em que os condutores deverão se acostumar com uma mudança significativa no tráfego da avenida, considerada uma das mais movimentadas do município.

A assessoria de imprensa da prefeitura reafirmou que, uma vez finalizada a obra, a avenida General Carlos Cavalcanti se tornará um binário. Segundo a Secretaria Municipal de Infraestrutura e Planejamento, a Carlos Cavalcanti contará com quatro pistas, sendo três no sentido centro-bairro e uma na direção inversa. A intenção é fazer essa pista contrária (sentido bairro-centro) ser usada predominantemente por ônibus, carros oficiais (ambulâncias e viaturas policiais) e por moradores que residem no referido lado da via.

Os demais veículos que forem trafegar no sentido bairro-centro serão redirecionados para a rua General Calazans, via aberta em meio às instalações do 13ºBIB, e cujas obras iniciaram em 2012 e tiveram as últimas intervenções com equipamentos de sinalização viária em 2017. Em 2016, reportagem do DC já havia antecipado a informação de que a prefeitura tinha a intenção de fazer o binário, com faixa exclusiva para ônibus na Carlos Cavalcanti. A mudança é para proporcionar maior fluidez no trânsito e assim evitar os congestionamentos atualmente existentes em horários de pico.

 

Investimento

A obra atualmente em execução consiste na segunda etapa da revitalização da Carlos Cavalcanti. A primeira foi entregue em 2018, englobando o trecho entre as ruas Siqueira Campos e Emiliano Perneta. Está em andamento a restauração do pavimento entre as ruas José Carlos Rodrigues e João Ribeiro. O empreendimento se estende até a Leopoldo Fróes em sua conclusão. A última fase dessa obra será a implantação de sinalização vertical e horizontal, além do canteiro que vai dividir as três pistas da outra no sentido inverso. Somadas, as duas etapas de revitalização da avenida terão o investimento de R$ 7,9 milhões.

 

General Calazans

A proposta de um binário envolvendo a Carlos Cavalcanti e a rua General Calazans surgiu no governo do então prefeito Pedro Wosgrau Filho, que dizia ter essa intenção desde 2005. Mas, após a conclusão da General Calazans, não houve esforços por realizar o desvio de tráfego, e a via ficou esquecida por um tempo. Passou a ser usada como desvio, durante as obras na avenida, e agora deve se tornar rota frequente dos condutores, a partir do próximo ano.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.