em

“A caridade é a melhor forma de viver a Páscoa”, diz Dom Sérgio Braschi

Neste domingo (1° de abril) celebramos uma das datas mais importantes do calendário de diversas religiões. A Páscoa, que é muito conhecida como sendo um momento de união familiar e tradição, é também um momento de grande aproximação dos fiéis com suas igrejas, que seguem uma programação especial na Semana Santa (que antecede o Domingo de Páscoa).

O Bispo Diocesano dom Sérgio Arthur Braschi comenta a programação da Semana Santa e defende que, acima de tudo, o principal é exercer a caridade. "Devemos ser solidários com quem não tem nada para festejar sua Páscoa. As famílias pobres, os moradores de rua, enfim, todas as pessoas que não tem condições por algum motivo. Devemos abrir o coração e repartir".

Dom Sérgio Arthur Braschi fala sobre o verdadeiro sentido da Páscoa
(Foto: José Aldinan)

Sobre a programação, dom Sérgio destaca a importância do Sábado Santo. "É quando acontece a vigília pascal, onde nós celebramos a ressurreição de Jesus. É uma celebração muito ligada ao batismo, porque o modo de nós participarmos da morte e ressurreição de Jesus é através do batismo. Então, na noite da vigília, em que eram batizados os primeiros cristãos, nós temos a benção da água batismal e a grande festa, o aleluia da ressurreição, que desemboca no Domingo de Páscoa", destaca.

Igrejas de toda a região estão celebrando a Semana Santa com diversas atividades (Foto: Fábio Matavelli)

Novidade

Ainda sobre a programação, o Bispo destaca uma novidade. "O que é especial este ano é que estamos abrindo em todo o sul do Brasil, com as 52 dioceses, uma grande ação pela valorização das'vocações'. Então vamos nos comprometer a rezar uma dezena do terço em todas as reuniões que fizermos, pedindo a Deus que mandevocações não só de padres e irmãs, mas também de missionários, de casais católicos e de famílias abençoadas", explica.

Lembrete

Como o feriado de Páscoa acaba sendo uma oportunidade para muitas pessoas viajarem, dom Sérgio destaca que os católicos podem procurar participar das atividades da igreja mesmo fora de casa. "Seria importante que o cristão não deixasse de participar desses grandes momentos, independente de onde estiver. Na quinta a noite tem lava pés, na sexta, às 15h, a solene ação litúrgica e assim vai. É importante também lembrar que aSexta-feira Santa é um dos dois dias do ano em que devemos fazer jejum, comer menos e nos abster de carne", pontua.

 

Ovos de Páscoa

A tradição dos ovos de Páscoa permeia o lado mais cultural. O Bispo dom Sérgio, conta que a tradição vem da capacidade do pintinho quebrar o ovo, que remete ao fato de Jesus ter saído sozinho de sua sepultura. "A gente já foi criança e sabemos da alegria de ganhar e procurar chocolates e ovos de Páscoa, mas também é legal lembrar da origem da tradição que remete à Jesus, que saiu do túmulo sem a ajuda de ninguém, para nunca mais morrer", finaliza.

Encenação da Paixão de Cristo no município de Irati

Mensagem de Páscoa por dom Sérgio Arthur Braschi:

"A você e toda sua família quero desejar uma abençoada Páscoa. Lembre-se que participar da Páscoa é deixar para trás todo desânimo, toda tristeza e ressuscitar com Cristo, sem nunca esquecer de repartir, praticar a caridade com quem tem menos que nós. Esta é uma forma maravilhosa de participar da Páscoa de Jesus, que renova nossa vida. Feliz Páscoa!"

 

 

Igrejas evangélicas celebram a Páscoa nos cultos

O presidente da Associação dos Ministros Evangélicos, pastor Renato Cordeiro,destaca que a morte e ressurreição de Jesus, que é o real sentido da Páscoa, devemos refletir sobre a passagem da morte para a vida, salvação e libertação. "Uma vida antes e outra depois de Cristo. Que ele nos deu o exemplo maior e sublime entregando-se a favor de toda a humanidade, por amor. E amor é o que precisamos demonstrar, especialmente nos dias de hoje, tão conturbados", defende.

As igrejas evangélicas, de acordo com o pastor, em sua maioria, focam a crucificação e ressurreição através de encenações e ministrações sobre o tema. A Páscoa também é ressaltada como a representação da saída do povo hebreu do Egito, mencionado no Antigo Testamento e a 'nova Páscoa' com Cristo, na Nova Aliança feita com seu próprio corpo e sangue. "As atividades alusivas à Páscoa são celebradas nos próprios cultos, que acontecem sábado à noite com jovens e adolescentes e no domingo de manhã, com todos os membros da igreja", explica.

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.