em

Yara vai utilizar embalagens 100% recicláveis para fertilizantes

A indústria, que produz fertilizantes em Ponta Grossa, fechou uma parceria com outra empresa que fabrica as embalagens

Foto: Divulgação

A Yara Brasil vai passar a utilizar embalagens 100% recicláveis nos seus fertilizantes – inclusive naqueles produzidos em Ponta Grossa. A novidade foi anunciada nesta semana e será viabilizada através de uma parceria com a Packem S.A, que fabrica embalagens.

“Big bags é o termo utilizado para definir as embalagens que fazem o armazenamento e transporte de insumos agrícolas, como o fertilizante. Ao buscar uma alternativa ao polipropileno, material utilizado na confecção dos bags e que atualmente tem limitações no seu processo de reciclagem e reprocessamento, encontraram no PET/PCR, o plástico processado depois de consumido, o substituto perfeito, dando origem à primeira embalagem de plástico reciclado e 100% reciclável na agricultura brasileira”, explica a empresa.

O contrato prevê início das entregas para julho de 2022, que serão distribuídas gradualmente entre as unidades brasileiras da Yara.

A Packem afirma que essa será a maior inovação dos últimos anos no segmento de embalagens para a agricultura. “Este é o primeiro projeto bag-to-bag do mundo, que fará com que os big bags usados no campo sejam processados e reciclados para serem big bags de novo. Vamos reaproveitar 100% dos big bags de PET/PCR”, destaca Marcos Spitzner Filho, CFO da Packem.

Para o incremento na produção a Packem vai construir uma nova fábrica em Aurora (SC), ao lado de sua sede atual. A nova planta terá capacidade instalada para produzir 6,4 milhões de unidades de big bags por ano.

Yara Ponta Grossa

Atualmente a Yara Ponta Grossa é formada por uma planta produtora (granulação) de fertilizantes e 2 unidades misturadoras. Com 180 funcionários próprios e cerca de outros 100 terceiros, número que varia de acordo com sazonalidades, a unidade produz  fertilizantes à base de nitrogênio, fósforo e potássio e mistura de fertilizantes para atendimento do mercado de culturas como soja, milho, batata, trigo, entre outras.

De acordo com o Valor 1000, ranking elaborado pela revista Valor Econômico que classifica os negócios pelas suas receitas líquidas anuais, a Yara é a 57ª maior empresa do país e a 3ª maior do setor de química e petroquímica. De acordo com o ranking, em 2020 ela teve uma receita líquida de R$ 16,01 bilhões.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.