em

Selo Social quer ampliar envolvimento de empresas

Desde 2002, o Programa Selo Social vem certificando empresa de Ponta Grossa que cumprem com sua responsabilidade social. A ação é, atualmente, coordenada pela Secretaria Municipal de Políticas Públicas Sociais (SMPPS), e consiste em incentivar empresas a desenvolver atividades com a população dentro da comunidade na qual desenvolvem suas atividades econômicas. O programa foi um dos pioneiros na realização de parcerias público-privadas no Brasil, e desde 2017 busca um envolvimento social ainda maior das empresas.

Para isso, a principal mudança foi o apadrinhamento de projetos do Município. No ano passado, dois projetos: o “Leitura Mágica” e o “Gente Inocente”, foram os primeiros a receberem apoio privado em sua realização. O primeiro ocorre na Biblioteca do CEU das Artes, na Vila Coronel Cláudio, onde foi instalado um espaço de incentivo à leitura, com o patrocínio de mais de R$ 9 mil da Viação Campos Gerais. No segundo, crianças filhas de mães atendidas pelo Centro de Referência em Assistência Social da Vila 31 de Março ganharam uma brinquedoteca nova. O investimento superior a R$ 8 mil foi da empresa Carimbrás. As duas empresas receberão o Selo Social Ouro, uma categoria que marca a nova fase do Programa, juntamente com a nova identidade visual.

A coordenadora do Selo Social, Amanda Costa, explica que o objetivo é evitar que as empresas ganhem reconhecimento apenas por fazerem uma doação em dinheiro. “Queremos menos assistencialismo e mais envolvimento. Essa é a ideia do apadrinhamento de projetos. Conseguimos fazer isso com dois projetos em 2017, e vamos tentar quatro projetos neste ano”, diz Amanda, que acredita na adesão de mais empresas.

Isane e Amanda: “Selo Ouro levou o Programa a novo patamar” (José Aldinan)

Ações conjuntas

Nos últimos anos, as empresas participantes ajudaram a movimentar diversas ações em conjunto com o município. Somente no ano passado foram seis edições da Tarde Cultural Solidária, que promove momentos de interação, cultura e lazer para todas as entidades sócio-assistenciais conveniadas com o Município, sempre com o auxílio da economia privada. Além disso, as empresas também auxiliaram a Secretaria na realização de congressos, conferências e encontros, todos com o objetivo de debater as políticas públicas voltadas para a área da assistência social.

 

Campanhas sociais

As empresas do Programa Selo Social estiveram atuando em campanhas sociais que beneficiaram milhares de pessoas que encontram-se em situação de risco e vulnerabilidade social, como por exemplo, a Campanha do Agasalho que arrecadou mais de 3 mil cobertores, todos entregues a população nos dias de frio intenso do inverno ponta-grossense, e a campanha do Natal Sem Fome, que beneficiou mais de mil famílias com cestas natalinas no final do ano passado. A superintendente da SMPPS, Isane Gewehr Kanson, explica que a nova identidade visual veio marcar o momento de fortalecimento das ações para efetivação das parcerias entre o município e as empresas, e que o Programa se estendeu ao ambiente acadêmico. “Lançamos o Selo Social Acadêmico, que visa certificar e reconhecer as iniciativas da classe de estudantes através das Instituições de Ensino Superior de Ponta Grossa”, aponta.

Flávia é uma das crianças beneficiadas pelo ‘Leitura Mágica’ (José Aldinan)

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.