em

Região assimila 38,6% dos médicos formados na UEPG

O curso de Medicina da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG) formou sua primeira turma em 2015, gerando a expectativa de mais profissionais nos hospitais e clínicas da região. Quase dois anos depois, um levantamento realizado pela Instituição aponta que esse objetivo vem sendo atingido.

Segundo uma análise do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde, de todos os egressos médicos da UEPG, 23% estão atuando em Medicina Generalista (atenção básica e emergência) de Ponta Grossa e região, 15,6% deles foram aprovados em cursos de residências médicas nos serviços do Hospital Universitário Regional dos Campos Gerais (HURCG) e Santa Casa de Misericórdia de Ponta Grossa. O restante atua em instituições diversas em outros municípios e estados que incluem Universidade Federal do Paraná, Universidade Estadual de Londrina e Maringá, Universidade de Santo Amaro, Instituto de Neurologia em Curitiba, Unifesp, Hospital Municipal de Joinville, Inca Rio de Janeiro, Hospital Universitário FMRP USP, AC Camargo São Paulo, USP São Paulo.

Arquivo DC
Parte dos formados na UEPG atua no Hospital Regional

De acordo com a diretora do Setor de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPG, Dra. Fabiana Mansani, após a conclusão de duas turmas do Curso de Medicina, que tiveram suas cerimônias de colação de grau em julho de 2015 e agosto de 2016, já é possível observar o resultado do impacto na medicina de Ponta Grossa e da Região, além dos resultados frente aos ingressos nos cursos de residências médicas em grandes centros do Brasil.

“Este resultado comprova a excelência do curso de medicina da UEPG, que tem à frente professores competentes e capacitados, desenvolvendo um currículo estruturado de acordo com as Diretrizes Curriculares do Curso de Graduação em Medicina pelo MEC”, argumenta a professora Fabiana.

 

Demanda

O Curso de Medicina da UEPG foi criado para atender uma demanda da região dos Campos Gerais, no que diz respeito a falta de escolas médicas para os estudantes desta região do Estado e, desde o primeiro vestibular, o número de aprovados no vestibular que são residentes em Ponta Grossa e região vem aumentando exponencialmente, o que demonstraria que o curso vem cumprindo um dos seus principais objetivos, na análise dos coordenadores do Curso.

 

Destino dos novos médicos

 

23% – Medicina Generalista PG e região

15,6% – HURCG e Santa Casa de PG

61,3% – Instituições de outros municípios e estados

Fonte: Setor de Ciências Biológicas e da Saúde da UEPG

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.