em

Poupar também pode ser ruim!

Em tempos de crise, todos pensam em poupar devido à incerteza sobre o amanhã. No entanto, poupar pode ser uma decisão ruim se você não souber como aplicar o dinheiro guardado. Hoje o nosso tema é Juro Real e o ato de poupar.

O ato de poupar

Quando você poupa, está deixando de gastar determinada quantia hoje para poder gastar mais amanhã, certo? O problema é que o ato poupar por si só não garante que o seu dinheiro amanhã comprará mais itens ou itens mais caros do que compraria hoje. Vamos explicar em números:

Já não é como antigamente

Em junho de 2005, a Taxa Selic era de 19,75% ao ano e a inflação medida pelo IPC-A acumulava 7,3% em 12 meses. Quem poupava, colocava esse dinheiro na poupança, em um CDB ou em um fundo de renda fixa do banco e mesmo com as taxas de administração abusivas e a alta carga tributária, acabava saindo com um bom retorno real (descontada a inflação).

Hoje, a taxa Selic é de 13,75% e a inflação medida pelo IPC-A acumula 8,9% em 12 meses. Ou seja, você manter uma aplicação na Caderneta de Poupança faz com que você perca dinheiro ao longo do tempo, pois a rentabilidade é menor do que o aumento geral dos preços. Já as outras alternativas conhecidas perderam parte da eficiência que detinham.

Considerando um fundo de renda fixa comum de bancos de varejo, que remuneram a uma taxa média de 100% do CDI (hoje, equivalente a 13,6% ao ano) e consideramos uma taxa de administração de 1% ao ano, temos ao final do período: 12,6% ao ano.Considerando que uma aplicação de 1 ano, a alíquota de Imposto de Renda seria de 17,5% sobre a rentabilidade. Então, a rentabilidade líquida seria de 10,4% em 12 meses. Com inflação atualmente em 8,9%, você teria um ganho real pífio. O seu esforço de deixar de comprar 100 balas hoje, lhe renderiam 101,5 balas depois de 12 meses.

Por isso, compare antes de investir. Poupar é necessário, investir em produtos adequados também é.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.