em

Ponta Grossa confirma primeira morte por dengue

Foto: SESA

A Fundação Municipal de Saúde confirmou, nessa quinta-feira (18), o 1º óbito causado por dengue de paciente com residência em Ponta Grossa. Trata-se de uma paciente do sexo feminino, na faixa etária de 40 a 49 anos e que passou por hospitalização. A Prefeitura não deu maiores detalhes a respeito da paciente, seus sintomas, tempo de internamento ou comorbidades que possam ter influenciado no agravamento da doença.

Leia mais: Criança de 7 anos engole moeda em PG; saiba o que fazer nesses casos

Unidades sentinelas

A recomendação aos pacientes com suspeita de dengue é que procurem as unidades sentinelas. São as UBS Rômulo Pazzinato (Nova Rússia), Conrado Mansani (Uvaranas) e Cyro de Lima (Oficinas). O atendimento nestas três unidades será das 8h às 17h, de segunda a sexta-feira.

Casos graves

As UPAs continuam como retaguarda para atendimento dos casos mais graves. Segundo a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Priscila Degraf, parte das medidas emergenciais anunciadas nesta semana (tenda de triagem de pacientes na UPA Santa Paula e central de hidratação) começam a funcionar nesta sexta-feira (19).

Ações

As ações de combate à dengue estão programadas para a próxima semana nos seguintes locais: Na segunda-feira (22), as equipes estarão atuando no centro da cidade; na terça-feira (23), será a vez do Complexo Ambiental, em Olarias; na quarta-feira (24), a ação ocorre no Jardim América e Vila Nova; na quinta-feira (25), o mutirão estará no Santo Antônio e Ronda e sexta-feira (26) na, Vila Liane.

Sintomas

A Fundação Municipal de Saúde ressalta que em casos de sintomas como febre, dor no corpo, dor de cabeça, dor atrás dos olhos e manchas vermelhas pelo corpo, a orientação é iniciar o consumo de soro caseiro, água e outros líquidos como chás e sucos. Além disso, é preciso procurar imediatamente atendimento na Unidade de Saúde mais próxima da casa ou em uma das unidades sentinelas de atendimento à dengue.

Cuidados

Não é indicado o uso de medicamentos que contenham anti-inflamatórios ou corticoides. A Fundação Municipal de Saúde ressalta que em casos de sangramento, desmaios ou episódios de perda de consciência ou dor abdominal muito intensa, o paciente deve procurar atendimento imediatamente.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.