em

Pisos laminados garantem efeitos mágicos aos ambientes

O piso laminado desbancou o carpete de madeira de verdade. E não é à toa, pois exige menos cuidados, é mais barato e ninguém diz que não é madeira. É feito de fórmica e dura até 15 anos, conforme explica o consultor em decoração Ney Franzoni. De fácil instalação, em um único dia é possível colocar 50 metros quadrados de laminado. Vale até colocar por cima de outros pisos, sem quebradeira. Os preços vão de R$ 54 a R$ 130 o metro quadrado, já com a instalação. A maneira de alinhar o piso permite a criação de efeitos visuais mágicos, pois ao posicionar as placas em linhas horizontais, verticais ou diagonais, você amplia ou diminui o cômodo, sempre garantindo ambiente muito elegante.

Por exemplo, os tons claros e tábuas estreitas deixam o quarto maior. Para ambientes pequenos, a dica é escolher sempre tons mais claros de laminado. O branco cai bem nos quartos e dá a sensação de que o espaço é maior. A arquiteta Luciana Fernandes Deus sugere para as salas o laminado bege ou cáqui. O tom marfim está fora de moda e deixa o ambiente conservador. Escolha uma cor como o castanho-claro ou mesmo de tonalidade acinzentada, que são discretas e modernas. “Elas deixam a sala superchique”, afirma. As tábuas, em qualquer cômodo, devem ser estreitas. Também podem ter textura, desde que em tom claro. Instale as placas com as linhas voltadas para a porta de entrada. Isso cria agradável sensação de amplitude.

Na sala

Sala de TV pede aconchego e a sugestão da arquiteta é escolher tons quentes de madeira, como marrom castanho e café. Nas salas quadradas, use o corte do laminado do sofá em direção à televisão. Escolha mobílias no mesmo tom ou com detalhes coloridos. Para salas retangulares, coloque o piso no sentido da parede maior (lado a lado) e use decoração clara, que deixa o ambiente charmoso.

Suavidade

Um piso também tem o poder de deixar o ambiente suave. Aposte em laminados de cores cáqui. “Quanto menos cara de madeira rústica e cores fortes tiver, mais leve e moderno fica, diz a arquiteta Luciana. Na decoração, combine com almofadas e objetos com cores como o azul, o verde-água e o amarelo. “A dica é: não use diferentes tipos de laminados pela casa, pois é melhor escolher um só que sirva para todos os cômodos”, destaca.

Para grandes ambientes, escolha cores mais escuras para o piso. “Elas dão a sensação de que a sala ou o quarto são menores, mesmo quando você não tem muitos móveis. As tábuas podem ser mais largas, de cerca de 30 cm e de cores como o marrom escuro, café e até preto, explica a arquiteta. Aposte naquelas com texturas escuras. Outra dica para reduzir o ambiente é usar rodapé mais alto, de 20 a 40 cm, diz a profissional. “Mas sempre combinando com a parede, nunca com o piso”, avisa.

Box

Dicas para hora da compra

A primeira dica é conferir a cor. Leve um pedaço de tábua e coloque no cômodo para testar a cor antes de comprar. Não confie nas amostras das lojas. Lembre-se que marrons-claros costumam ficar escuros e que tons marfim amarelam. O segundo passo é verificar histórico da marca e certificar-se da garantia do produto. Observe se o valor do piso inclui a instalação, geralmente rodapé e manta (que fica abaixo do laminado) geralmente são cobrados à parte. 

Existem duas possibilidades de instalação, uma que cola o piso, e outra que o grampeia no rodapé, e esta segunda opção permite que seja retirado para reinstalar em outro lugar. Outra dica é manter um estoque, de pelo menos cinco tábuas de reserva, para substituição em caso de algum dano. Quem mora em casa deve optar pelo piso laminado flutuante, que fica apoiado na manta sobre o contra-piso, e é o mais resistente. Para quem mora em apartamento, o ideal é comprar o laminado feito de fórmica, que é mais fino.

Fonte: www.mdemulher.com.br

 

créditos

Antes de escolher o piso, leve em conta o tamanho dos cortes, a cor da madeira e a posição do laminado

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.