em

Operário vence o lanterna Oeste e atinge meta para permanência na ‘B’

Rafael Oller ficou de frente para o gol e fez de cobertura o primeiro do Fantasma contra o Oeste na Série B 2020. Foto: André Jonsson/OFEC

O Operário Ferroviário venceu o Oeste por 2 a 0, no Estádio Germano Krüger, pela 33ª rodada da Série B do Campeonato Brasileiro. O triunfo na noite desta sexta-feira (8) leva o Fantasma aos 45 pontos, ficando com chances baixíssimas de rebaixamento.

O time comandado por Matheus Costa ocupa provisoriamente a 10ª colocação e pode até imaginar ainda um acesso caso os resultados colaborem na sequência da competição.

Os gols da noite saíram apenas no segundo tempo e ficaram a cargo dos meias Rafael Oller, que fez por cobertura, e Pedro Ken, que balançou as redes de pênalti nos acréscimos.

1º tempo

Operário e Oeste foram a campo com poucas mudanças em relação à rodada anterior. O técnico Matheus Costa mexeu apenas nos suspensos Ricardo Silva e Jiménez. Do outro lado, Roberto Cavalo promoveu as voltas do goleiro Caíque França e do lateral Raí Ramos, que passou por Vila Oficinas em 2016.

Apesar dos elencos entrosados, a primeira etapa mostrou um futebol de pouca movimentação. O Fantasma teve maior presença ofensiva, mas o adversário assustou nas poucas chegadas.

Aos 4 minutos, Douglas Coutinho quase marcou o primeiro após confusão na área. O atacante, porém, viu o chute ser travado pela defesa. Antes dos 20, Alex Silva e Rafael Oller também tentaram para os donos da casa. Sem sucesso.

Nos minutos finais, o Oeste passou a criar oportunidades. Pedrinho acertou o travessão em cruzamento torto. Nos acréscimos, Raí Ramos cobrou falta na área, ninguém desviou e Martín Rodríguez se obrigou a espalmar para que não entrasse direto.

2º tempo

O Operário veio para cima. Em dez minutos, a posse alvinegra chegava a 75%. Só que as primeiras investidas pararam na zaga adversária e na ausência de mira.

Mas esse item não faltou para Rafael Oller. O meia do Fantasma aproveitou a trombada entre Bruno Alves e Vitão para dominar, avançar, invadir a área e ficar de frente para o goleiro. Na hora de finalizar, ele tocou por cobertura e abriu o placar com um golaço: 1 a 0.

O empate passou perto no lance seguinte. Pedrinho, de cabeça, acertou a trave de Martín Rodríguez. Matheus Costa passou a mexer no time: Douglas Coutinho, Marcelo e Rafael Oller deixaram o campo para as entradas de Maranhão, Rafael Chorão e Pedro Ken, respectivamente.

O Fantasma começou a entregar a posse ao adversário, que não mostrava qualidade com a bola nos pés. A aposta alvinegra em ataques rápidos quase rendeu dois gols: Tomás Bastos desperdiçou o primeiro e Pedro Ken, que se perdeu na poça, teve a segunda chance.

Por fim, o ‘japonês’ do Operário se redimiu. Ken sofreu pênalti, pegou a bola para bater e acertou o canto direito de Caíque: 2 a 0 e fim de jogo em Vila Oficinas.

Próxima rodada

O Operário viaja até o Sergipe para o compromisso válido pela 34ª rodada da Série B. Nesta segunda-feira (11), o Fantasma visita o Confiança, em Aracaju, no Estádio Batistão. O pontapé inicial está agendado para 20h.

Ficha técnica

Operário: Martín Rodriguez; Alex Silva, Rafael Bonfim, Reniê e Fabiano; Leandro Vilela, Marcelo (Rafael Chorão) e Tomás Bastos (Jean Carlo); Rafael Oller (Pedro Ken), Douglas Coutinho (Maranhão) e Ricardo Bueno (Schumacher). Técnico: Matheus Costa

Oeste: Caíque França; Raí Ramos, Maurício Barbosa, Vitão e Rael; Lídio (Kalil), Yuri (Diogo) e Caio (Welliton); Bruno Alves (Léo Ceará), Fábio e Pedrinho. Técnico: Roberto Cavalo

Gols: Rafael Oller (Operário) aos 15 minutos e Pedro Ken (Operário) aos 46 minutos do 2º tempo.
Cartões Amarelos:
Maranhão (Operário); Lídio (Oeste)

Local: Estádio Germano Krüger, em Ponta Grossa (PR)
Arbitragem: Rafael Martins de Sá (RJ) auxiliado por Gabriel Conti Viana (RJ) e Thiago Gomes Magalhães (RJ)

* Por Felipe Liedmann

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.