em

Operário testa capacidade aeróbica dos atletas neste fim de semana

Sábado e domingo é dia de bastante trabalho no Operário Ferroviário Esporte Clube (OFEC). O elenco realiza avaliação aeróbica, alternada a treinos físicos. O fisiologista Vinícius Andrade utiliza um analisador de gases para verificar a potência aeróbica de cada atleta.

Nicoly França

Os atletas vestem uma máscara e o equipamento avalia a troca gasosa para mostrar o nível de condicionamento de cada jogador. “Hoje nós estamos utilizando o analisador de gases, um equipamento extremamente preciso, ele vê exatamente como o jogador está respondendo. Então a gente vê como está funcionando  troca gasosa dele”, explica Vinícius.

Nas últimas semanas, foram realizados testes de campo, avaliação de velocidade, nível de força, percentual de gordura, percentual de massa muscular e em cima disso a comissão técnica está desenvolvendo os trabalhos. “Conseguimos aliar um pouco de ciência ao futebol, trazendo essa tecnologia, o que tem de atual e melhor no mercado e inserindo na prática”, completa o fisiologista.

O analisador de gases é um equipamento da Universidade Federal do Paraná, instituição com a qual o Operário está em parceria para a realização dos testes no Clube. Além de Vinícius, outros profissionais da universidade colaboram com o OFEC na avaliação dos atletas, eles fazem parte de um grupo de estudos, coordenado pelo professor Sérgio Gregório da Silva.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.