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Obras em estradas com concessão reduzem número de acidentes

Os serviços de auxílio ao usuário nas estradas pedagiadas são de responsabilidade das concessionárias que administram as rodovias. Nas rodovias que cortam Ponta Grossa e região, a maioria desses trechos são atribuídos a CCR Rodonorte, que além de ter a função de melhorar a condição das vias, precisa dar suporte aos usuários. Segundo dados da empresa, desde o início da concessão, o número de mortes nas estradas dirigida pela CCR, foi reduzido em 75%, assim como número de acidentes, que caiu em 67%.

Um dos motivos que contribuem para esses dados, é a construção do contorno de Campo Largo, entregue em 2015. Esta obra reduziu tempo de viagem, acabando com os congestionamentos que ocorriam principalmente nos períodos de feriados prolongados. O novo entroncamento de Jaguariaíva, construído e entregue em 2016, também colabora na redução de acidentes, e se trata de uma das obras mais importantes por ser um local que serve de passagem obrigatória de grande parte do tráfego entre Paraná – São Paulo e países do Mercosul.

Também já liberado ao tráfego o novo entroncamento de Apucarana, obra que integra a duplicação da BR-376, a Rodovia do Café, entre Ponta Grossa e Apucarana. "Essa obra aumenta ainda mais a segurança e a fluidez do tráfego na região, proporcionando conversões em desnível e melhorando o acesso ao município de Apucarana e também a própria BR 376, no acesso às regiões de Maringá e Londrina", explica Simone Suzin, assessora de imprensa da CCR Rodonorte. A Serra do Cadeado, que também integra o mesmo trecho, que antes tinha um grande número de acidentes com mortes no estado, tiveram número de acidente reduzidos devido a fiscalização e a duplicação.

Algumas obras que já foram entregues há muito tempo fazem a diferença aos usuários das estradas até hoje. Em 2002, por exemplo, foi entregue a duplicação de 30 km da PR 151 – entre Castro e Piraí do Sul. Além de auxiliar a região no desenvolvimento social e econômico e contribuir para a atração de indústrias, a duplicação também favorece o incremento do turismo, pois é nesta região que estão concentrados importantes pontos turísticos como o Guartelá, Santuário de Nossa Senhora de Brotas e a própria cidade histórica de Castro.

 

Pontes

A maioria das pontes da região dos Campos Gerais foi construída na década de 70 com capacidade de carga de 36 toneladas. Mais tarde o Código de Trânsito Brasileiro permite o tráfego de cargas com 45 toneladas. O processo de restauração das pontes, 52 no total, incluíram serviços de reforço das estruturas, restauração do pavimento, e ampliação da capacidade de carga, além do alargamento da plataforma útil para 13 metros com implantação de acostamentos.

 

Novos acessos

O novo viaduto de Ortigueira, que foi entregue no final de 2017 e da acesso a cidade, aumentou as condições de segurança na região. Não somente para os moradores da região, mas para os usuários da BR 376 de uma forma geral. Da mesma forma, o novo viaduto de acesso à cidade de Imbaú, também entregue no final de 2017 na BR 376 .

O novo viaduto de acesso ao Aeroporto de Apucarana, localizado no km 249, também na BR 376, conhecida como Rodovia do Café, já está em operação, além de vários trechos já duplicados da BR 376, como exemplo, entre Ponta Grossa e Tibagi e entre Apucarana e Califórnia.

 

Obras em andamento

O cronograma de investimentos é definido por representantes do DER (Departamento de Estradas e rodagem).  A CCR Rodonorte possui hoje 16 frentes de trabalhos nas duplicações da BR 376 e PR 151.

As obras estão nas seguinte regiões: Tibagi, Alto do Amparo, Imbaú, Ortigueira, Mauá da Serra, Marilândia do Sul, Califórnia, Apucarana, Piraí do Sul e Jaguariaíva

 

Estradas

Hoje são quase 2 mil pessoas trabalhando através da concessionária em obras nas estradas. Somente nas obras de duplicação, manutenção do pavimento e conservação, são 1400 trabalhadores, além das cerca de 30 empresas que prestam serviços para CCR, e auxiliam ainda mais na geração de empregos e no fomento da economia local.

 

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