em

Memorial do Tropeirismo de Ponta Grossa aguarda limpeza e reparos

Instalada em 2003, obra lembra importância do tropeirismo na formação da cidade

Foto: José Aldinan

Montado em seu cavalo, o tropeiro aponta o dedo para aquele que seria o morro que deu origem à cidade de Ponta Grossa. A escultura faz parte de uma obra repleta de simbolismo, instalada desde 2003 em rotatória da Rua Silva Jardim. Mas o passar dos anos faz com que o chamado Memorial do Tropeirismo demonstre a necessidade de reparos.

Memorial do Tropeirismo

A reportagem do Diário dos Campos e portal dcmais esteve no local, e constatou que existe pichação em um dos quatro painéis que compõem o monumento, e que parte das placas de cerâmica que integra a obra se soltou. O material está caído no solo, próximo às paredes nas quais deveria estar fixado. Da placa que identificava o monumento, restou apenas a marca no cimento.

Cerâmica sofreu ação de vândalos / Foto: José Aldinan

Por estar em área de intenso movimento de veículos, o monumento, de autoria do artista plástico ponta-grossense Douglas Mayer, acaba deixando de ser  vista em detalhes.

A composição

É formado por quatro murais com pinturas em cerâmica que mostram o dia a dia do tropeiro. Apresenta ainda uma cobertura metálica que simboliza um pouso, tendo à frente um totem com a história tropeira escrita em alto relevo e, na frente disso, há a escultura em aço de um cavaleiro mostrando o caminho das tropas.

Cerâmica soltou de parte dos painéis / Foto: José Aldinan

Recuperação

A reportagem questionou ao Município se existe a previsão de limpeza ou restauro da obra, a exemplo da recuperação que recentemente foi feita em painel do Ponto Azul, de autoria do mesmo artista. A Fundação Municipal de Cultura informou que já  acompanha a situação e que recuperação do monumento se encontra no cronograma de ações previstas para as próximas semanas.

Placa que identificava o monumento já não existe mais / Foto: José Aldinan

Saiba mais sobre o artista Douglas Mayer

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.