em

Índice de reajuste dos aluguéis registra alta em janeiro

O Índice Geral de Preços do Mercado (IGP-M) – que serve de base de cálculo para a renovação dos contratos de aluguel, entre outros – iniciou o ano em alta com variação de 0,62% (registrado em dezembro) para 0,76%. No acumulado do ano, o índice alcançou 3,98%.

De acordo com o corretor de imóveis, Marcelo Piekarski, o avanço do IGP-M deve impactar o mercado de maneira considerável a partir do mês de fevereiro, mas já tem refletido em algumas negociações. “Essa semana mesmo atendi uma pessoa que mora em um apartamento de três quartos no centro e quer mudar para outro com apenas dois para poder continuar bancando um aluguel. Essa troca vai refletir em uma economia de cerca de R$ 200 por mês no orçamento desta pessoa”, conta. Ele ressalta que o aumento do preço de serviços como combustível e luz, aliado ao reajuste do IGP-M, vai gerar um comprometimento bem maior no salário das pessoas que pagam aluguel, causando o esvaziamento de diversos imóveis.

“A tendência a partir de agora é que os inquilinos comecem a solicitar aos proprietários uma renegociação no valor do aluguel para que o reajuste não fique muito pesado. Caso contrário, as pessoas vão começar a procurar por imóveis menores e mais baratos”. Piekarski comenta ainda que é importante os proprietários ficarem atentos. “É melhor cobrar um pouco menos do que ficar com o imóvel fechado, gerando despesas”, aconselha.

Já o corretor de imóveis Marcos Margraf, considera que o reajuste não deve prejudicar o mercado. “O começo de ano é sempre bom. Tem muitos jovens vindo para a cidade para o início das aulas na universidade e isso acaba aquecendo o mercado nesta época. Oferta e demanda estão bem equilibradas e a tendência é que isso continue nos próximos meses”, opina.

O IGP-M é apurado pelo Instituto Brasileiro de Economia da Fundação Getulio Vargas (Ibre/FGV) e a variação reflete o comportamento dos preços no período de 21 de dezembro de 2014 a 20 de janeiro de 2015.

Arquivo DC

As imobiliárias ficam movimentadas nesta época do ano com o início das aulas e vinda de novos empreendimentos para a cidade

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.