em

Imóveis valorizam mais de 18% em 2013 em PG

 

créditos
Investimento em imóveis continua sendo ótimo negócio em 2014

 

A valorização dos imóveis residenciais em Ponta Grossa em 2013 foi de 18,2% no preço do metro quadrado. Já nos terrenos, o aumento foi de 16,3%. De acordo com a presidente Sindicato da Habitação e Condomínios do Paraná (Secovi), Liliana Tavarnaro, esses aumentos se referem aos preços de imóveis usados. “Esses índices são minuciosamente calculados pelo Instituto de Pesquisas do Paraná (Inpespar), que integra o sistema Secovi, que faz este apanhado de todas as informações dos anúncios das imobiliárias de Ponta Grossa, e os valores de lançamentos são diferenciados”, detalha.

Segundo ela, estes índices são resultados de uma média local. “É um resultado excelente, pois já era esperado que, depois do ‘boom’ no mercado de imóveis de 2010 a 2012, já era previsível essa estabilização no mercado de imóveis, e esta é também a tendência do mercado em 2014, não mais de aumentos tão exorbitantes, mas de resultados muito favoráveis a quem investiu e ainda vai investir, pois o imóvel ainda é o investimento mais seguro”, complementa. De 2010 a 2012, lembra Liliana, a valorização do metro quadrado dos terrenos, por exemplo, chegou a 100%. “Mas agora o mercado está estabilizado, e mesmo assim a compra de imóveis é o melhor investimento”, frisa.

Nacional

No Brasil, o preço do metro quadrado de imóveis prontos subiu 13,8% nos últimos 12 meses. As informações são do Índice FipeZap, indicador que acompanha a variação do preço do metro quadrado de imóveis à venda anunciados pela internet em 16 cidades brasileiras. Em novembro, a alta no preço desses imóveis foi de 1,3%, a mesma alta registrada no mês de outubro.

Se descontada a inflação esperada de 5,9% para o período, segundo o Boletim Focus do Banco Central, o aumento real no preço do metro quadrado nos últimos 12 meses foi de 7,9%. Ainda em relação ao mês de novembro, a média nacional do preço do metro quadrado foi de R$ 7,2 mil.

Capital

Em Curitiba, os imóveis novos em Curitiba tiveram variação mensal de 1,9% em novembro de 2013, de acordo com a última pesquisa de preços realizada pela Associação dos Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Paraná (Ademi/PR). Desse modo, o preço médio do metro quadrado privativo dos lançamentos na capital paranaense chegou a R$ 5,5 mil. O presidente da entidade, Gustavo Selig, acredita que, considerando janeiro a dezembro de 2013, a valorização dos apartamentos novos em Curitiba deve corresponder ao dobro da inflação no período, índice este que deve fechar entre 5,5% e 6%, segundo projeções do Banco Central. O Custo Unitário da Construção (CUB), no Estado, teve reajuste de 6,56% em 2013, segundo dados do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Paraná (Sinduscon-PR).

Em 12 meses, considerando como referência o mês de novembro, o preço médio do metro quadrado privativo para os apartamentos residenciais novos teve alta de 11,7% em Curitiba, sendo os maiores aumentos para os imóveis de um e três dormitórios, com reajustes de 13% e 12,7%, respectivamente. De dezembro de 2012 a novembro de 2013, os imóveis novos na capital paranaense tiveram reajuste de 9%, com destaque para os apartamentos de um e quatro dormitórios que tiveram os maiores reajustes, de 11,8% e 10,2% respectivamente. (Com Assessorias)

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.