Homem suspeito de aplicar golpes de R$ 410 mil em PG é preso em São Paulo

Uma operação integrada entre as forças de segurança de Ponta Grossa e de São Paulo resultou na prisão de um homem de 28 anos, investigado por aplicar golpes que causaram prejuízos de mais de R$ 410 mil. O suspeito estava foragido desde 2025 e foi localizado na cidade de Indaiatuba, no interior paulista, na quarta-feira (24).
A captura ocorreu após um trabalho de inteligência desenvolvido pelo Setor Operacional da 13ª Subdivisão Policial (SDP) de Ponta Grossa, com apoio da Guarda Municipal de Indaiatuba, responsável pelo cumprimento do mandado de prisão preventiva.
- Polícia prende criminoso foragido desde 2024 em Ponta Grossa
- Suspeitos de aplicar golpes em Ponta Grossa são presos em SP
- PF investiga fraude milionária e lavagem de dinheiro em Ponta Grossa
Golpes contra amigos
De acordo com a Polícia Civil do Paraná, o investigado é suspeito de cometer diversos crimes de estelionato utilizando relações de amizade para conquistar a confiança das vítimas. Segundo as apurações, ele apresentava oportunidades de investimento relacionadas à compra e revenda de veículos de luxo, prometendo altos retornos financeiros e divisão dos lucros.
Convencidas pela proposta, as vítimas realizaram transferências bancárias via PIX e, em alguns casos, chegaram a contratar empréstimos e financiamentos de veículos de alto padrão em seus próprios nomes, incluindo caminhonetes e SUVs importados.

Prejuízo
As investigações apontam que os supostos investimentos nunca foram realizados conforme prometido. O suspeito teria se apropriado dos valores recebidos, além de permanecer com os veículos adquiridos e os lucros obtidos com suas negociações.
Quando era cobrado pelos investidores, o homem passava a fornecer justificativas evasivas e, posteriormente, interrompia completamente o contato.
Somente em relação a duas vítimas já identificadas pela polícia, o prejuízo financeiro apurado chega a R$ 410 mil. As autoridades não descartam a existência de outras pessoas lesadas pelo esquema.

Vida de luxo
Após deixar Ponta Grossa, o investigado passou a ser considerado foragido da Justiça. Informações obtidas durante a investigação indicaram que ele teria permanecido inicialmente em cidades do litoral de Santa Catarina, como Balneário Camboriú e Itapema.
Durante o período de fuga, o suspeito também teria exibido nas redes sociais um estilo de vida de alto padrão, frequentando eventos, consumindo bebidas de alto valor e ostentando veículos importados, comportamento considerado incompatível com sua situação financeira declarada.
Prisão em São Paulo
Após meses de investigação, a equipe da 13ª SDP conseguiu identificar o paradeiro do suspeito em Indaiatuba, interior de São Paulo. Com a localização confirmada, a Polícia Civil de Ponta Grossa acionou a Guarda Municipal da cidade paulista, que efetuou a prisão.
Ele deverá responder pelo crime de estelionato, previsto no artigo 171 do Código Penal, em concurso material.
Além das investigações em andamento no Paraná, o suspeito também possui boletins de ocorrência registrados em Santa Catarina. (Com informações da PCPR)

