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Estudo aponta vias mais violentas do trânsito de PG

A Prefeitura de Ponta Grossa, através da Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte (AMTT), elaborou, a pedido do Diário dos Campos, um levantamento das ruas com maior ocorrência de acidentes de trânsito. Conforme os dados estatísticos apresentados, algumas avenidas da cidade concentram a maioria das colisões e atropelamentos.

Segundo a AMTT, a Avenida Balduíno Taques foi a que registrou maior número de incidentes. Foram 22 casos entre 1º de janeiro de 2016 e 31 de janeiro de 2017. Em segundo lugar está a Avenida Ernesto Vilela, com 18 acidentes. Em seguida vêm as avenidas Carlos Cavalcanti e Visconde de Mauá, com 16 ocorrências cada. No mesmo período, a Rua Comendador Miró teve 10 acidentes, enquanto a Avenida Bispo Dom Geraldo Pellanda, a Rua Francisco Búrzio e a Rua Dr. Colares tiveram sete acidentes cada.

As estatísticas mostram que os incidentes são mais frequentes nas vias de ligação entre bairros, assim como em ruas de tráfego mais intenso. Os dados se referem apenas aos acidentes sem vítimas, atendidos pelos agentes da Autoridade de Trânsito da AMTT, mas expõem a necessidade de maior cautela dos condutores, especialmente em cruzamentos.

Para a coordenadora de Educação no Trânsito da AMTT, Sílvia Borges, muitas ações vêm sendo realizadas para reduzir os acidentes nessas vias. Além de melhorias estruturais, existem campanhas sendo constantemente realizadas. “Fazemos ações educativas rotineiras. Estamos na semana educativa de março, e estivemos nessa quarta-feira na lateral da UEPG, e na terça-feira diante do Instituto de Educação, orientando motoristas. Também fazemos palestras em empresas e escolas”.

 

Melhorias.

Várias ações buscam reduzir os acidentes na área urbana de Ponta Grossa. O setor de Engenharia de Tráfego renovou a sinalização horizontal e vertical da Balduíno Taques em 2016, além de fazer com que via passasse a ter mão única, por exemplo. A Carlos Cavalcanti recebeu recentemente faixas elevadas e semáforo para pedestre, melhorias na pintura horizontal, e as lombadas eletrônicas continuam fiscalizando a velocidade controlada de 40 Km/h em diversos trechos. A via também está na fase final de recuperação de pavimento entre a Rua Catão Monclaro e o Chafariz de Uvaranas. A Dom Geraldo Pellanda recebeu semáforos e rotatórias.

 

Rodrigo Covolan
Balduíno Taques é campeã em acidentes

 

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