em

Covid-19: Ponta Grossa tem maior número de casos ativos do Paraná

Arquivo DC

O município de Ponta Grossa possui, atualmente, o maior número de pacientes com vírus ativo da covid-19. O dado pode ser constatado fazendo o comparativo com os boletins oficiais da doença entre os maiores municípios do estado. Curitiba tinha o maior número de casos ativos até poucos dias atrás.

Agora, a capital tem 7.546, enquanto Ponta Grossa tem 8.325 casos com vírus ativo. O numero soma pacientes em isolamento domiciliar, internados em leitos de enfermaria e em leitos de UTI, e corresponde a 2.141 casos a mais do que recuperados. Em Londrina são 383 casos ativos. Em Maringá são 1.686 casos ativos. Os dados são os mais recentes até o fechamento desta reportagem.

O presidente da Fundação Municipal de Saúde, Dr. Rodrigo Manjabosco, atribui essa diferença a um sistema desatualizado em virtude da falta de pessoal para realizar a notificação de casos recuperados.

“É um processo burocrático. Eu tinha uma equipe grande que fazia isso. Éramos um dos poucos municípios que monitoravam os pacientes por, pelo menos, 14 dias. Mas a demanda maior ocorreu quando perdi parte da equipe por causa de afastamentos”, diz Manjabosco.

Criação de central

Manjabosco afirma que parcerias com instituições de ensino também foram interrompidas, outros servidores precisaram retomar atendimento em UBS ou entraram em férias, e agora a equipe de monitoramento conta com pouco mais de 30 profissionais. Isso fica evidente no boletim que, embora tenha o maior número de novos contágios diários, não aumenta o número de pacientes monitorados na mesma proporção. Há 5.550 pacientes sendo monitorados.

Na tentativa de sanar o problema, a FMS irá apresentar ao novo comitê de enfrentamento à covid-19 a proposta de contratação de 40 novos profissionais, para formar uma central dedicada ao monitoramento de casos.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.