em

Cores transmitem simplicidade, ousadia e personalidade

Das Assessorias

O azul Curaçau Blue é a cor do ano para a Suvinil, marca de tintas imobiliárias da Basf e líder no segmento Premium, em 2014. A tonalidade limpa e iluminada desse tom, que evoca os sentimentos de compreensão e pertencimento, faz parte do estudo anual de tendências, apresentado este ano sob o tema comportamental Voz, que transmite a sintonia entre as cores e a vida das pessoas. As 33 cores selecionadas para 2014 foram divididas em três temas: Pulsante, Elementar e Plural.  As pesquisas de tendências anuais da Suvinil têm como base estudos comportamentais e estéticos, realizados dentro e fora do Brasil.

E mais do que complemento obrigatório na decoração, a cor assume papel de protagonista quando é cuidadosamente analisada e escolhida de acordo com a proposta de cada ambiente. “As cores permitem preencher um espaço ainda vazio e mostram a personalidade e os objetivos dos moradores da casa”, diz Mariana Siriani, designer de interiores da MyDecor. 

Ao dar o tom dos ambientes, elas também assumem o poder de definir estilos, provocar sensações e influenciar o humor. Portanto, nada mais aconselhável do que tomar o máximo cuidado na hora de escolher as tonalidades que estarão presentes em cada espaço.

Para que os ambientes estejam sempre harmônicos e aconchegantes, a designer aponta cinco regras básicas. “Primeiro, os tons pastéis e neutros são extremamente importantes para o sucesso da decoração. Um bom exemplo são o branco, o bege e as variações de cinza e marrom, ótimas cores bases, já que convivem bem com outras tonalidades. Além disso, dão a sensação de ampliar o ambiente e trazem sofisticação e elegância”. O segundo ponto, segundo ela, para um ambiente ainda mais luxuoso, basta combinar os tons pasteis ou neutros com materiais como vidro, espelho e cristais. “Garantia de um ambiente chique e moderno”, confirma.

 Já as cores frias, como o lilás e o azul em sua gama de tons mais claros, têm o poder de deixar o ambiente mais tranquilo, sem grandes sobressaltos. Uma boa indicação para quem não quer correr o risco de ter um visual cansativo. “Ao contrário do que muitas pessoas imaginam, as tonalidades frias não pertencem apenas a ambientes femininos. Além disso, a mistura com cores mais urbanas, como o cinza chumbo, transformam o espaço deixando-o moderno e descontraído, com muita personalidade e sem perder o conforto visual”, diz Mariana Siriani.

 Em quarto ponto, ela destaca que as cores quentes têm papel importante. O vermelho, por exemplo, torna o ambiente acolhedor e aquecido, proporcionando aconchego e harmonia. “Uma grande característica das tonalidades quentes é a agitação que elas trazem, portanto são ótimas para ambientes de confraternização, como salas e cozinhas”, diz Mariana. Como são marcantes, devem ser utilizadas sem exagero e com cautela, de preferência em pequenos toques ou destaques decorativos. São ideais para finalizar um projeto de decoração e torná-lo único.

 Por fim, Mariana destaca as tonalidades vibrantes, como o azul turquesa, que conseguem dar um toque descontraído em ambientes de maior seriedade, sem perder a identidade do espaço. “Quando combinadas com madeira, cores neutras e até mesmo o preto, causam grande impacto visual, que dificilmente será esquecido. Na maioria das vezes, estão presentes nos mobiliários e em decorações táteis, como tecidos, tapetes e almofadas, além de poltronas e papéis de parede. Costumam cumprir um papel decorativo, como uma obra de arte”, finaliza.

 

Divulgação

 

As 33 cores selecionadas para 2014 foram divididas em três temas: Pulsante, Elementar e Plural

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.