em

Confira os exercícios físicos que vão bombar em 2019

Anualmente, a renomada ACSM divulga uma pesquisa com as principais tendências do mercado fitness para o ano seguinte. O objetivo é identificar quais são as modalidades e programas que estão crescendo e agradando os amantes de atividade física, de acordo com experts do mercado ao redor do mundo.

A boa notícia, segundo Giuliano Cangiani, Master Trainer da modalidade fitness Strong By Zumba, é que entre as 10 apostas para 2019, estão diversas opções em que as pessoas pratiquem em qualquer lugar, usando o próprio peso do corpo e movimentos simples.

1.         Treinamento em grupo

Os treinos com esse perfil têm o objetivo de motivar os participantes. Porém, Giuliano alerta: “é papel do professor entender qual o nível de condicionamento físico de cada aluno. O instrutor de Strong By Zumba recebe diferentes bases para aulas leves, moderadas e intensas, para aplicar em uma mesma aula, para diferentes perfis de alunos”.

2.         HITT

A sigla em inglês quer dizer Treino Intervalado de Alta Intensidade, exercícios de força que utilizam apenas o peso do corpo. Esse treino aumenta o gasto calórico e auxilia a atingir um melhor condicionamento físico, maior ganho de força e resistência cardiorrespiratória. “Além de todos os benefícios para o corpo, esse tipo de treino pode ser feito em qualquer lugar, pois não precisa de nenhum aparato”. 

3.         Treinamento com peso do corpo

Cada vez mais presente nas academias, esse treinamento é ótimo para quem busca resultados, pois aumenta a massa magra, resistência e tonifica os músculos. Segundo Cangiani, esse tipo de exercício é muito eficaz. “O Strong By Zumba possui um programa que chama ‘SBZ’ 28 dias. Treinando com regularidade e adquirindo hábitos saudáveis, já é possível notar mudanças no corpo depois desse período”, afirma.

4.         Treinamento funcional

O objetivo é envolver o corpo para treiná-lo por meio de atividades comuns do seu dia-a-dia. A atividade se baseia nos movimentos naturais do corpo, como pular, correr, puxar, agachar, girar e empurrar. “Além da mescla de treinos funcionais e de HITT, também inserimos movimentos de lutas, como karatê, para que o aluno se mantenha motivado até o final da aula”, afirma Cangiani.

5.         Tecnologia Weareble

São dispositivos inteligentes para a prática de exercícios. Essa tecnologia vestível promete uma maior performance dos usuários, uma vez que podem acompanhar a frequência cardíaca, atividade muscular, entre outras informações.

6.         Programa para idosos

Com o aumento da expectativa de vida, muitas pessoas buscam se manterem ativas, mesmo na 3ª idade. Claro, o treino exige algumas adaptações para atenderem esse público com eficácia.

7.         Instrutores certificados com métodos diferentes

Aulas oferecidas pelas academias requerem que o instrutor tenha um certificado específico. Os alunos buscam por diferentes alternativas para se manterem motivados e obterem experiências e sensações diferentes e é importante que esses instrutores tenham todo um preparo para atender os alunos da forma correta.

8.         Yoga

Além de benefícios físicos, como a melhora da postura e aumento da flexibilidade, a Yoga também auxilia na melhora da oxigenação e circulação sanguínea no corpo, redução da ansiedade e alívio nos sintomas da TPM.

9.         Malhar com um personal trainer

Ter um profissional que acompanhe os treinos e a evolução do aluno pode ser muito vantajoso para atingir aos objetivos, além de ser um incentivo para manter os exercícios na rotina.

10.       Exercício como remédio

Além de tratar, prevenir doenças e deixar seus praticantes em forma, os exercícios físicos são hoje o melhor remédio para quem procura uma mudança de vida.

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.