em

Como posso identificar qual o verdadeiro medo que estou sentindo diante das mudanças que estão acontecendo?

Por Luciano Salamacha

Refletir

Quando o assunto é definir o medo que estou sentindo há algum conjunto de regras que a gente pode aqui recomendar. Em vez de você ficar tentando explicar quais são os medos que o estão assolando pegue uma folha de papel e escreva qual é realmente o medo que você está sentindo. Parece até uma questão muito simples, mas na verdade tem um forte apelo, tem um forte resultado. Quando temos de escrever, quando temos de formalizar o que estamos sentindo, obrigatoriamente temos de refletir sobre os termos que estamos utilizando, se é realmente aquilo que queremos dizer, o que é bem diferente daquela situação em que nós estamos explicando para nós mesmos ou para alguém o que estamos sentindo.

*****

Causas

Quando temos a possibilidade de verbalizar, automaticamente e sem perceber, cada vez que explicamos algo mudamos um pouco o contexto, adicionamos termos e excluímos outros termos, alteramos de uma maneira considerável a primeira frase para a segunda frase, a primeira explicação para a segunda explicação. Já quando escrevemos temos a obrigação de tentar definir corretamente aquilo. Outra regra importante é aplicar o que eu chamo de regra das três causas, o que significa que quando você está com medo de algo tente definir também a causa para esse medo. Por exemplo, você tem medo de ser demitido e agora escreva qual é a causa. Puxa, acho que o meu chefe não gosta de mim. A partir disso tente eliminar essa causa e imagine agora que o seu chefe gosta de você e pergunte novamente. Ainda assim o medo prevalece?

*****

Descobrir

Se prevalecer, anote a segunda causa e aí você vai perceber que se esse medo sobreviver a três causas você poderá ter algumas conclusões. A primeira é que talvez você tenha um medo certo apontando para a causa errada ou então você tem um medo errado ainda que a causa seja correta. O mais comum é que você pode estar misturando um medo que é completamente inexistente e você tenta criar uma causa para justificar que esse medo existe. Em bom português, você vai descobrir que ao escrever o seu medo e aplicar três eliminações de causas potenciais pode ser que o seu medo não seja nada mais do que ansiedade. Pense nisso! Para a coluna Visão Empresarial

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.