em

Como escolher o revestimento de parede ideal

As paredes ouvem, falam, opinam e ainda expressam sua identidade. Com o desenvolvimento da arquitetura e de novos materiais, cada vez mais surgem diferentes opções de revestimentos, que assumem progressivamente um papel de destaque nos projetos de interiores. Na hora de escolher um material para a parede, é importante sempre avaliar qual a utilidade e funções a serem realizadas no espaço, a que condições ele estará exposto, além de compor harmonicamente com os outros elementos do projeto de interiores, para só então escolher as cores, texturas e formas do revestimento.

Entre as opções mais comuns de revestimento de paredes estão as pinturas, azulejos e porcelanatos, mas existem diversas outras opções. As arquitetas Erika Fukunishi e Thalita Miyawaki, explicam que os azulejos são mais utilizados em cozinhas e banheiros, assim como os porcelanatos, mas, de acordo com Erika, eles podem também ser usados na decoração de outros cômodos e áreas externas. “Isso pelo fato de ser um material mais pesado e resistente, além de possuir formatos e relevos diferenciados que enriquecem o projeto”, explica.

Em áreas molhadas devem ser evitadas pinturas ou papéis de parede, que podem descascar ou descolar com a umidade, no entanto, porcelanato e pastilhas são os ideais para esses ambientes. “Gostamos muito de trabalhar pastilhas coloridas em banheiros, cozinhas e lavabos, que trazem vida e fogem do padrão, mas com a ampla gama desse revestimento no mercado, elas também estão adentrando as áreas sociais e dormitórios das residências como itens decorativos dos cômodos, destacando detalhes e podendo ser trabalhadas com flexibilidade e luxo, com os novos produtos que estão surgindo, metalizados e em pedras nobres, por exemplo”, explica a arquiteta Thalita. A variedade de estampas e texturas de papéis de parede também tem possibilitado a composição de ambientes com qualquer proposta e conceito, com a facilidade de aplicação, sofisticação e versatilidade.

Opções mais alternativas de revestimentos, mas que também dão efeitos incríveis, são as aplicações de painéis em MDF com texturas de madeira, adesivos, tecidos e espelhos, por exemplo. Começaram a surgir produtos substitutos mais sustentáveis, como o painel 3D, feito com fibras de bambu, que apresenta diversos relevos e pode substituir o porcelanato em áreas internas. “Na hora de escolher o revestimento, o mais importante é lembrar que, além de bonito, ele deve prezar pela funcionalidade e usabilidade”, conclui Erika. A parte decorativa dos revestimentos de parede deve harmonizar com o resto dos elementos, proposta do projeto e efeitos que se espera dar.

Divulgação

As pastilhas são muito utilizadas em banheiros, cozinhas e lavabos

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.