Menu
em

Carnaval 2018: ‘Bloco da XV’ vai agitar PG pelo 3ª ano consecutivo

Desde 2016, a partir de uma iniciativa popular, independente e sem fins lucrativos, Ponta Grossa conta com mais uma opção de Carnaval de rua, que reúne desde crianças até idosos no centro da cidade, em uma grande festa.

"O 'Bloco da XV' surgiu como uma alternativa em meio a uma agenda de Carnaval cada vez mais restrita na cidade. Como não contamos com verba pública e nem de empresas, a festa não depende de ninguém para acontecer, apenas do povo, e a gente observa que o público cresce a cada ano", contam Felipe Soares e César Saad, organizadores do Bloco. Em 2018, o 'Bloco da XV' vai para a rua no dia 13 de fevereiro, das 16 às 22 horas e, como o nome já sugere, acontece na Rua XV de novembro.

A primeira edição, segundo eles, contou com cerca de 500 pessoas. No ano passado este número mais que dobrou, chegando a 1,2 mil foliões. "A gente sabia que o público seria maior, mas não esperava tanto. Foi uma grande surpresa. Por esse motivo, estamos nos preparando para oferecer pelo menos uma estrutura mínima este ano, então as pessoas poderão contar com banheiro químico e, além disso, está sendo firmada uma parceria com a Associação dos Catadores de Ponta Grossa, para que todo o lixo produzido durante a festa seja reciclado depois", garantem.

Sobre o crescimento do evento a cada edição, César e Felipe destacam que a demanda por um Carnaval de caráter mais popular sempre existiu. "Muito se fala que em Ponta Grossa as pessoas não gostam de Carnaval, mas durante muito tempo a cidade chegou a ser referência na região com as festas populares que aconteciam principalmente nos clubes. Foi de uma ou duas décadas para cá que isso se perdeu, e as pessoas passaram a ter apenas o desfile de rua como opção".

Como participar?

Para participar do 'Bloco da XV' basta chegar na rua XV de novembro no dia 13 de fevereiro. Como não há fins lucrativos, não existe cobrança de ingresso e demais comercializações. "É simplesmente ocupar o espaço público. Por isso a gente convida as pessoas que queiram vir e brincar com a gente, de preferência fantasiadas, para tornar tudo mais divertido. Podem trazer crianças e toda a família. Serão todos bem-vindos", convidam os organizadores.

No ano passado, o Bloco da XV reuniu mais de 1 mil pessoas no centro da cidade

Origem do Bloco

O 'Bloco da VX' surgiu há 3 anos, com o objetivo de reacender a tradição do Carnaval de rua, de blocos e marchinhas. A ideia veio a partir da percepção de César Saad, que além de um dos organizadores é um militante cultural da cidade, e observou que o Carnaval em Ponta Grossa como expressão popular contava apenas com dois espaços: os desfiles das escolas de samba e os clubes privados. Observando esta lacuna, os organizadores resolveram tentar reacender a tradição dos blocos de rua, que tem crescido também em outras cidades maiores como Curitiba e São Paulo, por exemplo. "Não se trata de um evento e nem de uma instituição, o Bloco da XV é uma reunião de pessoas que querem fazer com que a ideia de Carnaval de rua seja reacendida na cidade".

 

 

 

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.
Sair da versão mobile