em

Brasil bipolar

Segundo o Dr. Drauzio Varella, transtorno bipolar é uma doença psiquiátrica caracterizada por alternância de períodos de depressão e de hiperexcitabilidade ou mania. Exatamente como a situação econômica brasileira.

Estamos em um período em que alguns especialistas dizem haver estagflação, período de alta inflacionária com crescimento econômico baixo ou nulo. As revisões do PIB já se tornaram uma constante. A cada semana os dados econômicos sofrem alterações para pior.

No entanto, a bolsa de valores sobe e no mês já alcança uma alta de incríveis 8,75%. O dólar deveria estar subindo devido ao péssimo andamento da economia nacional e acabou caindo nos últimos meses. Contudo, nas últimas semanas essa queda foi interrompida e o mercado passou a ficar estável.

O que se pode concluir de tudo isso?

Ansiedade! É essa a palavra. O mercado financeiro brasileiro, assim como alguém que sofre de transtorno bipolar, também possui momentos de profunda ansiedade (se estou errado, médicos, por favor, me corrijam!). O Índice Bovespa continua descontando quando comparado aos índices de outros países emergentes, entretanto, já subiu demais em muito pouco tempo. Talvez seja hora de embolsar o lucro e esperar por uma nova oportunidade no curto prazo. O dólar já não cai mais, o que reforça os sinais de que a bolsa brasileira deve sofrer um novo ajuste logo, afinal de contas, existe uma correlação negativa muito forte entre os dois ativos. Ansiedade pode se tornar medo.

Com números cada vez piores, temporada de divulgação de resultados de empresas e intensificação da campanha eleitoral, o momento é, no mínimo, estranho.

Vendo dessa forma, questionam-me se o melhor investimento para os próximos meses é a renda fixa. Provavelmente sim. Letras Financeiras do Tesouro (LFT’s) são títulos públicos do governo federal. É o investimento de menor risco do país e remunera a taxa SELIC, hoje em 11% ao ano. Com inflação em 6,5% e toda essa bipolaridade do mercado nacional, incluindo retração do mercado imobiliário, piora das condições macroeconômicas e provável realização de lucros na bolsa de valores, a única coisa que continua sendo uma verdade sofrível e incontestável é: quem está com dinheiro investido na poupança, continua perdendo!

 

Participe do grupo e receba as principais notícias da sua região na palma da sua mão.

Entre no grupo Ao entrar você está ciente e de acordo com os termos de uso e privacidade do WhatsApp.